sábado, 31 de outubro de 2015

Assinada ordem de serviço para construção da creche que custará quase R$ 2 milhões


Assinatura aconteceu no gabinete do prefeito
O prefeito de Cantagalo, Everson Konjunski (PSDB), assinou ordem de serviço para a execução do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) que será construído na Vila Maria Augusta. A obra será executada pela empresa MVL Engenharia e Construções Ltda.


Orçada em R$ 1.916.101,96, a nova creche atenderá crianças de vários bairros da cidade e será construída na Rua Alzira Pinto. A solenidade de assinatura aconteceu no gabinete do prefeito e contou ainda com a participação da secretária de Educação, Suzana Cordeiro Nascimento, do empresário Marcos Vinícius Largo e o engenheiro Clyseverton Marcolina. 

Agressões e porte ilegal de armas marcam a noite em Cantagalo

A bruxa anda solta neste 31 de outubro em Cantagalo no setor policial. Na madrugada de hoje, agressão de uma mulher em uma lanchonete no centro da cidade mobilizou policiais militares. Uma mulher, identificada pelas iniciais L.D., procurou o destacamento da polícia e informou que estava com seu namorado em uma lanchonete tomando cerveja quando outra mulher, que estava acompanhada do marido, se aproximou da mesa, pegou os dois copos de cerveja e derramou na roupa da vítima.

Não bastasse isso, a agressora que possui iniciais M.T.F passou a agredir verbalmente a mulher e depois desferiu tapas, socos e pontapés deixando a vítima desacordada.  Antes de deixar a lanchonete, a mulher teria avisado que voltaria a bater na vítima novamente. Ela foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Outro caso de lesão corporal aconteceu ainda na noite de ontem na Vila Rocha. Uma pessoa entrou em contato com a Polícia Militar e informou que havia um homem agredindo uma mulher na Rua Francisco Leal dos Santos. A polícia constatou que uma mulher foi até a casa do ex-marido onde encontrou outra mulher que tentou agredi-la, mas que foi contida pelo homem. As duas se engalfinharam, mas não houve interesse das partes em oficializar a representação.

Armas

Pouco antes da meia noite, policiais que faziam patrulhamento pela Rua Dom Pedro II, região central da cidade, suspeitaram de dois rapazes e um deles ao avistar a viatura jogou uma faca que trazia n a cintura e o outro rapaz tentou se desfazer de um revólver que estavam em uma pequena bolsa. Ele disse que a arma de fogo foi um presente de um tio, já falecido. Os dois rapazes foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis. 

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PM apreende motocicleta em Cantagalo


A Polícia Militar de Cantagalo apreendeu ontem uma motocicleta totalmente irregular na BR-277. A polícia chegou até o veículo após denúncias de que uma moto suspeita estava parada em atitude suspeita e possuía a numeração da placa apagada.
Ao realizar a consulta sobre o veículo, os policiais descobriram que a moto CG Titan de cor prata usava uma placa de outra motocicleta, uma Yamaha TX 180 que teria sido emplacada em Pato Branco.

O proprietário da moto relatou aos policiais que comprou o veículo de uma pessoa que reside na cidade de Candói. A moto foi apreendida e junto com o proprietário encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Cantagalo

Sem-terra picham caminhão de empresário um dia após manifestação

Caminhão foi totalmente pichado pelos sem-tera
Um dia após a manifestação (veja o vídeo da manifestação) que parou a cidade de Quedas do Iguaçu em atos contra a onda de ocupações promovidas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), um caminhão de uma empresa de materiais de construção da cidade foi vandalizado por um grupo de sem-terra na tarde desta quinta-feira (29). O veículo foi abordado pelo grupo no momento em que fazia entrega de materiais em dos acampamentos montados pelo movimento.

De acordo com o empresário Volmar Constantini, dono do caminhão, o motorista e o ajudante foram obrigados a sair do veículo enquanto os sem-terra pichavam o veículo com inscrições como “capacho da Araupel” e “Araupel assassina”. Os funcionários não foram agredidos e após a pichação voltaram para a cidade com o veículo avariado.

Para Constantini, que já foi presidente da Aciqi (Associação Comercial e Industrial de Quedas do Iguaçu), a ação do MST foi em resposta a participação dele em entrevista a uma emissora de rádio e no próprio protesto realizado na quarta-feira (28), quando o comércio fechou e a população foi às ruas em protesto contra o MST. “Foi um vandalismo, vou ter que reformar o caminhão, mas não vou me estressar”, disse o empresário.

Para Constantini, o conflito agrário começa a fugir do controle e, segundo ele, a culpa pelo problema recai sobre o governo do Paraná que não cumpre os mandados de reintegração de posse expedidos pela Justiça.
Outro lado
O MST confirmou que a ação foi uma resposta ao empresário que, segundo eles, tem se levantado contra o movimento e pedido constantemente o despejo das famílias. Na quarta-feira, Constantini foi um dos empresários que fechou sua loja e liberou os funcionários a participarem de um protesto contra as ocupações do MST.

Rudmar Moeses, integrante do MST, disse que foi um fato isolado, mas ressaltou que “para toda a ação há uma reação” e que as famílias estão revoltadas com a atitude do empresário. Segundo ele, em reuniões dentro do assentamento a coordenação sempre defendeu que os sem-terra adquirissem, sempre que necessitassem de materiais de construção, da empresa de Constantini, por ter preços acessíveis. “Foram muitas vezes que ele levou materiais lá no assentamento e agora ele faz isso”, afirmou.

Moeses, que não estava em Quedas do Iguaçu no momento do incidente, disse que isso não vai acontecer com os demais empresários, pois o movimento sabe que o comércio só fechou durante a manifestação em favor da Araupel porque a Aciqi solicitou. Segundo ele, muitas das empresas que participaram do protesto são parceiras do MST. “Nós entendemos que a Aciqi ordenou o fechamento”, disse.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Embriagada, mulher quebra vidros de residência na Vila Dariana

 A Polícia Miliar foi acionada na noite de ontem (29) para atender a uma ocorrência na Rua Presidente Vargas, Vila Dariana. Uma mulher visivelmente embriagada danificou com pedradas e chutes os vidros da porta de uma residência que ficou totalmente quebrada.

Descontrolada, quando a equipe policial chegou ao local, a mulher não acatou as ordens e foi necessário, segundo a PM, “uso moderado de força” para conduzir a agressora até a viatura policial. Uma irmã da mulher também tentava, sem sucesso, contê-la.

A dona da casa não soube informar quais os motivos que levaram a mulher a danificar a porta, informou aos policiais que ela já chegou embriagada ao local e passou a quebrar tudo. A mulher foi encaminhada à delegacia da Polícia Civil para as medidas cabíveis.


terça-feira, 27 de outubro de 2015

Funcionários da Araupel fecham rodovias em protesto contra o MST

Aproximadamente 1.500 pessoas bloqueiam duas rodovias em Quedas do Iguaçu, Centro-Sul do Paraná, em protesto contra as ocupações de terras promovidas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Eles cobram o cumprimento de mandados de reintegração de posse expedidos pela Justiça, mas que até agora não foram cumpridos. Os manifestantes são funcionários da empresa Araupel, dona das áreas invadidas, além de familiares e prestadores de serviços terceirizados.

As manifestações começaram na manhã desta segunda-feira (26) com um ato público na praça central de Quedas do Iguaçu e posteriormente a PR-473 foi fechada em dois pontos. Na manhã desta terça-feira (27), a PR-484, que liga Quedas do Iguaçu a Cascavel, também foi bloquada. Os manifestantes afirmam que ficarão no local até às 18 horas quando realizam uma assembleia para avaliar o movimento e não descartam manter os protestos na quarta-feira (28).

Os cerca de 1.200 empregados da Araupel temem que haja demissões em função do avanço das ocupações de sem-terra que estão promovendo pequenas invasões nas áreas da Araupel. Na semana passada, cerca de 150 caminhoneiros que prestam serviço à Araupel já haviam realizado uma manifestação. Eles também participam dos novos protestos.

A fábrica de beneficiamento de madeira da Araupel está fechada porque, segundo os funcionários, não há madeira para trabalhar já que as máquinas estão retidas em meio a plantação de pinus e os trabalhadores não conseguem chegar à área de reflorestamento para fazer o corte das árvores. Eles alegam que integrantes do MST não permitem o acesso.

Lair José Simioni, presidente da Cootranspel (Cooperativa de Transportes de Cargas de Quedas do Iguaçu), afirmou que os sem-terra estão condenando Quedas do Iguaçu a desaparecer do mapa. Segundo ele, mais de 10% dos imóveis da cidade estão com placas de “vende-se” porque a população está se retirando da cidade. “Ninguém mais vai querer morar na cidade, ninguém vai querer investir aqui”, afirma.
  
Outro lado

A coordenação regional do MST divulgou nota na qual afirma que o acampamento Herdeiros da Terra, que fica em Rio Bonito do Iguaçu, havia firmado acordo registrado em ata após reunião com representantes do Ministério Público, Incra, Secretaria de Segurança e da própria Araupel se comprometendo em não colocar qualquer obstáculo para a retirada da madeira por  parte da empresa. “Ao contrário, é estimulado a empresa a retirar o mais breve possível a madeira”, diz a nota.


O MST afirma ainda que ficou acertado que a Araupel deveria retirar as máquinas que estão, segundo os sem-terra, abandonadas na Fazenda Pinhal Ralo. “Esse pedido de retirada das máquinas foi feito com urgência devido a preocupação com possíveis sabotagens, avarias ou furto de máquinas que pudessem recair na responsabilidade dos acampados”, afirma a nota. Como a empresa ainda não retirou as máquinas, o movimento diz não ter responsabilidade sobre o patrimônio deixado no local.

domingo, 25 de outubro de 2015

Motorista sem CNH foge da polícia

Um motorista que não possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) fugiu de uma abordagem policial nas proximidades do Banco do Brasil na noite deste sábado (24). Ele estava em um Fox de cor preta quando uma viatura da PM (Polícia Militar) decidiu fazer a abordagem, mas o motorista fugiu e foi acompanhado pelos policiais.


A equipe policial conseguiu abordar o carro na Rua Ermelina Pompeu, nas proximidades da indústria de alimentos Cinderela. O motorista confessou que não era habilitado e foram confeccionados os autos de infração de trânsito. O carro foi liberado para um condutor habilitado.

Homens armados roubam Gol na Vila Caçula durante a madrugada

Dois homens que estavam em uma motocicleta roubaram o Gol placas ATM-9500 na madrugada deste domingo no bairro Vila Caçula. Um grupo de jovens estava no carro quando pararam para conversar com uma pessoa, amiga deles, que passava pela rua. Quando o motorista desceu do carro foi abordado por uma pessoa que estava na garupa de moto de cor cinza.


O homem estava armado e pediu a chave do carro. O condutor disse que estava na ignição e o assaltante ordenou que todas as pessoas descessem do veículo. O assaltante, segundo o motorista do Gol relatou à polícia, usava capuz e uma camiseta com a inscrição “hollister”. A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas e encontrou o carro abandonado no mesmo bairro onde ocorreu o assalto. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Espaço Saúde: Enxergando com a alma

Maria Fátima Machado Vaz
Machado é enfermeira e especialista
em dependência química
Hoje atendi um paciente que se encontrava em profunda tristeza, pois seu filho foi embora!

Lembrei da minha infância, no interior de uma pequena cidade, filha de pequenos agricultores, família numerosa, naquele tempo o curso primário era privilégio de poucos, fui à única na família que continuou os estudos, me formei normalista, quanto orgulho para meus pais, mas foi no curso normal que aprendi a amar os livros, aprendi que ensinar é um ato de generosidade, tive então a pretensão de cuidar das pessoas, então resolvi ser enfermeira e hoje sou uma enfermeira professora.

Quando era criança quis ler a bíblia para minha avó paterna - mulher sábia, porém analfabeta. Pretensiosamente, além de ler, adverti que seria necessário interpretar. Ela me fez entender uma bela lição. “Entendo, você  com os olhos e eu ouço com a alma” muitas vezes na vida eu ouço com a alma, como no caso deste paciente onde ouvi com a alma a dor disfarçada de agressividade, a insegurança  de arrogância, o riso de tristeza...”

Quando vieram meus filhos, me propus educá-los e ensiná-los com a arma mais forte que possuía o amor, quis ensinar-lhes o que sabia de melhor, mas foi com eles que aprendi que realmente tenho de melhor: minha enorme capacidade de amar, aprendi que ensinar bons modos, conhecimento, e higiene não é tão difícil como ensinar felicidade, criatividade, esperança, fé e amor e respeito ao próximo!

Porém, em algum momento por mais difícil que seja temos que deixar nossos filhos voarem, abandonar o ninho que a gente construiu para eles com tanto carinho, a segurança, as certezas, quando este dia chegar à vida ensinara para eles sua própria sabedoria.
Se eu pudesse voltar no tempo, não permitiria que convenções e escrúpulos inúteis cegassem minha alma, evitaria muitas dores minha e do próximo, ouvindo mais com os ouvidos da alma!

Agentes de saúde são ameaçadas por moradora em Cantagalo

Nem sempre os agentes de saúde que atuam no combate a dengue em Cantagalo são recebidos com a devida atenção pela população. Na última terça-feira (20), agentes que foram até uma residência, solicitaram autorização para fazer a vistoria no terreno para verificar a possível existência de larvas do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

A dona da casa concordou com a vistoria, mas quando a equipe deixava o local passou a ameaçar aos agentes, sem motivos aparentes e proferir palavras de baixo calão. O caso foi comunicado à Polícia Militar. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Caminhoneiros protestam contra o MST e fecham centro de Quedas do Iguaçu

Aproximadamente 150 caminhoneiros de Quedas do Iguaçu e cidades da região bloquearam ruas centrais da cidade na tarde desta quinta-feira (22) em protesto contra a onda de invasões do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nas terras da Araupel. Todos eles prestam serviço terceirizado à empresa que atua no ramo de reflorestamento e beneficiamento de madeira e estão há 20 dias sem conseguir trabalhar.

Lair José Simioni, presidente da Cotranspel (Cooperativa de Transportes de Cargas de Quedas do Iguaçu), diz que integrantes do MST estão impedindo os caminhoneiros de trabalharem e muitos estão em dificuldades financeiras. “Não é só complicada, a situação é desesperadora”, afirmou. Pela manhã eles já haviam feito um “buzinaço” na cidade, mas depois decidiram bloquear a região central.

Simioni afirma que por conta das novas invasões são impedidos pelo movimento de realizar o trabalho. Como não são vinculados à empresa, não conseguem receber. Os caminhoneiros recebem conforme o frete e o valor do transporte são calculados, de acordo com o volume transportado. “O MST não cumpre a lei, impede que nós cheguemos até o mato, fecham pontes. Sempre tivemos problemas de ficar parados, mas agora já são 20 dias”, relata Lair.

O líder da cooperativa afirma que há muitos caminhoneiros que se encontram em dificuldades para pagar as contas e até tratamento médico de familiares. Alguns estão com mensalidades dos filhos em atraso em faculdades e com dificuldades até na manutenção da própria família.
Tensão
O clima de conflito agrário tem se acentuado a tensão na região de Quedas do Iguaçu. No início do mês, o MST fez um protesto e fechou simultaneamente três rodovias na região, inclusive a BR-277, a mais importante do Estado e que liga Foz do Iguaçu a Paranaguá cruzando o Paraná de Leste a Oeste. Após negociações com representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o grupo desbloqueou após mais de 48 horas.

Na semana passada, o Incra e a AGU (Advocacia Geral da União) entraram com uma nova ação pedindo a nulidade de títulos  de outra área da Araupel para fins de reforma agrária. A ação judicial seria um dos itens do acordo para pôr fim ao bloqueio às rodovias.

O MST negou que tenha impedido os caminhoneiros de entrarem nas terras da empresa e afirma que tem interesse de que os caminhões retirem a madeira o mais rápido possível. De acordo com Rudmar Moeses, um dos coordenadores do movimento na região, a única proibição foi a entrada acompanhada por seguranças privados armados, que o movimento chama de “milícia armada”. Segundo Moeses, o movimento já denunciou o caso ao MP (Ministério Público). 

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

MP firma TAC com prefeitura para realização de concurso em Cantagalo

A prefeitura de Cantagalo comprometeu-se a realizar até 30 de novembro concurso público para provimento de cerca de 40 cargos, com o objetivo de regularizar seu quadro de pessoal. O compromisso foi firmado com a Promotoria de Justiça do município, por meio da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

De acordo com a Promotoria, o desvirtuamento de cargos em comissão e a substituição de mão de obra de servidores públicos efetivos por contratos de terceirização estão dentre as principais irregularidades constatadas na prefeitura. O Município estava criando cargos em comissão – que devem ser ocupados exclusivamente para o exercício de funções de direção, chefia e assessoramento – para o desempenho de atividades “meramente técnicas, burocráticas ou operacionais, de natureza puramente profissional”.

Ainda segundo o MP-PR, a prefeitura vinha praticando com frequência contratação indireta de pessoas, por meio de empresas particulares, para o desempenho de atividades inerentes à categoria funcional, como a de assistentes sociais, contadores, advogados, psicólogos, médicos, motoristas, enfermeiros, dentre outras.

Com a assinatura do TAC, a expectativa é de que sejam desligadas do quadro de pessoal da prefeitura pessoas físicas e jurídicas que estão em situação irregular, mantendo apenas aquelas consideradas de caráter essencial ao prosseguimento das atividades do município.


Além da realização do concurso público, a prefeitura também se comprometeu a reorganizar a legislação municipal para reestruturar os cargos em comissão existentes, criando requisitos, atribuições e carga horária mínima, além de instalar até 15 de dezembro um sistema de ponto digital em todas as repartições, para o melhor controle da frequência dos agentes públicos.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Condutor sem CNH tem moto apreendida pela Polícia Militar em Cantagalo

A Polícia Militar (PM) de Cantagalo apreendeu no início da tarde desta segunda-feira (19) uma motocicleta que era conduzida por um rapaz que não possui habilitação. O veículo transitava lentamente e os policiais perceberam que o condutor demonstrou certo desconforto ao perceber a viatura policial.


Ao consultar os dados do veículo no sistema, a polícia descobriu que havia débitos de impostos pendentes e recolheu a motocicleta ao pátio do destacamento porque o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação.

PM apreende tabletes de maconha

PM foi ao local após receber denúncia anônima e
encontrou a droga 
(Foto: Rodrigo Poyer)
A Polícia Militar apreendeu no final desta segunda-feira (20) quatro tabletes de maconha em em Cantagalo. De acordo com informações da 2ª Companhia da PM em Laranjeiras do Sul, que é responsável pelo destacamento de Cantagalo, o caso está sendo investigado e somente após o término dos trabalhos os detalhes do caso serão repassados à imprensa. A apreensão aconteceu no interior de uma entidade que
assiste a pessoas idosas. Segundo o que apurou a reportagem, a polícia foi até o local após receber denúncia anônima e com ajuda dos funcionários da instituição conseguiu encontrar a droga que estava em um armário. 

PM apreende moto com sinais de adulteração no centro de Cantagalo

A PM (Polícia Militar) apreendeu na noite desta segunda-feira (19) uma motocicleta que estava totalmente irregular e transitando no centro de Cantagalo. De acordo com informações que constam no relatório de ocorrências da PM, uma equipe estava em patrulhamento pouco depois das 22 horas quando avistou a motocicleta conduzida por um homem transitando lentamente ao lado de um rapaz que estava de bicicleta.

Quando a viatura se aproximou, os dois se separaram e cada um tomou rumos diferentes. A equipe policial acompanhou a moto e fez a abordagem do condutor, que não teve o nome revelado. Uma revista minuciosa revelou que a motocicleta modelo Honda CBX 200 Strada estava com motor de uma Honda CG 125 e que estava com a numeração do chassi pinado. No sistema, a referida numeração constava como baixada pelo Detran.


Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão ao condutor e o conduziram até a delegacia de Polícia Civil para as medidas de praxe. A moto foi guinchada e levada para a delegacia. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Prefeitura vai adquirir nova van para transporte de pacientes

Prefeito Everson Konjunski e o  secretário de  Saúde Ernesto
Giacomin mostram assinatura da ordem de compra
A Secretaria de Saúde de Cantagalo terá em breve um novo veículo que será usado exclusivamente para o transporte de pacientes. A ordem de compra foi assinada pelo prefeito Everson Konjunski (PSDB) e o secretário Ernesto Giacomin. O carro a ser adquirido é um van Fiat Ducato, com 16 lugares, que custa R$ 119,9 mil.

A aquisição foi possível por meio de um convênio com o Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) e teve a intermediação do deputado estadual Artagão aJunior (PMDB), a quem o prefeito fez questão de agradecer o empenho.  “Este veículo vai melhorar ainda mais no deslocamento dos pacientes com conforto, tranquilidade e segurança, melhorando assim mais a qualidade do transporte, esse é nosso respeito e carinho com a nossa gente, agradeço sempre a Deus pela proteção divina e ao povo pela oportunidade que nos deram para trabalhar para nossa gente”, destacou o prefeito.

Quedas do Iguaçu: Três jovens são mortos no assentamento Celso Furtado

Três pessoas foram mortas a tiros na noite deste domingo (18) no assentamento Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu, Centro-Sul do Paraná. A Polícia Civil investiga o caso, mas ainda não tem pista sobre a autoria do triplo assassinato. De acordo com informações da polícia, foram mortos dois adolescentes e um rapaz maior de idade. Os corpos foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel e até as 10h30 desta segunda-feira (19) não haviam sido identificados oficialmente. Segundo informações da Polícia Militar, um dos jovens portava documentos em nome de Flávio Fonseca Desan, 19.


Os três rapazes são moradores da comunidade Bom Jesus, que fica dentro do assentamento Celso Furtado. Ao lado dos corpos estavam duas motocicletas, provavelmente dos rapazes. A polícia suspeita de que mais de uma pessoa tenha participado das execuções e as perfurações têm características de terem sido provocadas por revólveres calibre 22 e 38. A polícia não acredita que o caso esteja relacionado ao conflito agrário que se acirrou nos últimos meses na região de Quedas do Iguaçu.

sábado, 17 de outubro de 2015

Morte por atropelamento provoca debate sobre o trânsito cantagalense

A morte de um garoto de sete anos atropelado por um ônibus no centro de Cantagalo na última quinta-feira (15) levou a um saudável debate por meio da rede social Facebook sobre o trânsito da cidade. Falta de calçadas para circulação de pedestre, desatenção de alunos e preocupação
com os cuidados dos motoristas aprendizes que estão em autoescolas foi o pontapé inicial do debate que envolveu vários internautas. A preocupação é pertinente já que a frota de veículos em Cantagalo não para de crescer. De acordo com dados do Detran, em agosto havia 4.722 veículos emplacados na cidade.

“Não é hora de fazer apontando para possíveis culpados pelo ocorrido na cidade de Cantagalo nessa data triste, dia 15 de outubro, o qual ocasionou uma fatalidade, a morte de uma criança, a perda de uma vida, a perda de um Filho para os Pais”, postou Alex Sander Rege, lembrando que o momento é de reflexão. Ele sugeriu ainda uma campanha envolvendo a comunidade sobre o comportamento de pedestres.

A postagem motivou uma série de comentários de cidadãos preocupados com o trânsito da cidade. “Cantagalo precisa mesmo de uma regulamentação de trânsito e passeios, para que os pedestres possam andar com segurança. Creio que os vereadores já estejam tomando as providências para fazer a indicação ao prefeito e esperamos que seja feito o que é necessário”, afirmou Tere Fabrício.


A professora Joelma Ozana informou que uma reunião para discutir a questão será realizada na próxima semana. “Enquanto escola estaremos fazendo uma campanha de conscientização sobre as leis de trânsito, com teatros e palestras. Também já pedimos uma reunião com o executivo para trocarmos ideias e melhorar o trânsito e prevenir tragédias em nossa cidade”, relatou.

A prefeitura e os vereadores que compõem o Legislativo, no entanto, não entraram no debate virtual para apontar sugestões. 

Espaço Saúde: Benefícios do parto normal

Os partos normais apresentam uma série de benefícios para as mães e bebês quando acompanhados de maneira a respeitar sua fisiologia. Entre as muitas vantagens do nascimento natural é a recuperação da parturiente que, sem passar por uma cirurgia, ficará apta e mais disposta a cuidar do bebê imediatamente após dar a luz.

Maria Fátima Machado Vaz
Machado é enfermeira e especialista
em dependência química
A gestante possui um conjunto de sinalizações químicas que desencadeia o trabalho de parto e está relacionado à maturidade pulmonar, imunológica e neurológica da criança. “O inicio do trabalho de parto, em geral, sinaliza a maturidade do bebê para nascer, a criança se beneficia das contrações e da produção e troca de hormônios”.

Isso é fundamental e os profissionais que realizam o pré natal trabalham durante a gestação os componentes psicológicos da grávida, criam incentivo para as mulheres que com gestações saudáveis a de baixo risco sejam submetidas ao parto natural. Os profissionais do Hospital santo Antonio de Cantagalo estão comprometidos em dispensar um tratamento humanizado às gestantes.

A partir do momento que ela da entrada na unidade hospitalar pode escolher um familiar como acompanhante. São feitos todos os exames de triagem neonatal no recém-nascido por profissionais capacitados (teste do pezinho, teste do coraçãozinho, teste do olhinho, teste da orelhina). Na hora da alta a parturiente se compromete a retornar por um prazo de 90 dias, uma vez por mês.

O hospital possui o nome e telefone de todas as agentes de saúde do município para no caso de alguma mãe faltar, o hospital comunica à Secretaria Municipal de Saúde a qual imediatamente procura saber o motivo da ausência da mãe. Houve uma melhoria significativa na qualidade do pré-natal no município, e esse trabalho em conjunto entre Hospital Santo Antonio, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social refletiu na diminuição dos índices de morte infantil no município.


Incra ajuíza nova ação pedindo nulidade de título em outra área da Araupel

Nesta semana centenas de integrantes do MST iniciaram
a derrubada de pinus e plantio de alimentos
O conflito agrário que se estende há duas décadas nas terras da empresa Araupel, em Quedas do Iguaçu, ganhou mais um capítulo nesta semana. Na terça-feira (13), o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a União entraram com uma nova ação pedindo nulidade dos títulos em poder da Araupel. Desta vez, a ação busca incorporar 10 mil hectares com o objetivo de assentar famílias acampadas em diferentes áreas do Paraná.

Esta não é a primeira ação movida pelo Incra pedindo a nulidade dos títulos que a Araupel afirma ser dona. Em maio, a juíza da 1ª Vara Federal de Cascavel, Lilia Côrtes de Carvalho de Martino, declarou nulo o título de propriedade de parte da Fazenda Rio das Cobras. A empresa recorreu e enquanto o caso não é julgado a decisão de primeira instância fica sem eficácia.

De acordo com o Incra, a nova ação ajuizada na 2ª Vara Federal em Cascavel é complementar à outra que já havia sido proposta. Na ação, a AGU (Advocacia Geral da União) diz que ainda que a empresa deverá indenizar a União em 10% do valor atualizado do domínio pleno dos imóveis por ter até agora obtido a posse irregular da área. O percentual se refere a cada ano e por fração de ano em que “a União ficou privada da disponibilidade do bem, até que haja a efetiva desocupação do imóvel pela ré, com imissão de posse à União”. Na ação a AGU diz que a Araupel não deve ter direito à indenização por benfeitorias por ter ocupado a área de má-fé.
Nilton Bezerra Guedes, superintendente do Incra no Paraná, afirmou que é dever da União defender seu patrimônio imobiliário e observou que o órgão federal tem legitimidade para propor a ação. “Entendemos necessária a propositura da ação com o objetivo de retomar as terras federais que foram ocupadas e registradas de modo irregular”, declarou.
A ação judicial proposta faz parte do acordo firmado na semana passada entre o órgão federal e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que durante mais de 48 horas bloquearam três rodovias na região, inclusive a BR-277, que liga Foz do Iguaçu à Paranaguá.
Segundo o Incra, a ação formulada pela Procuradoria da União e proposta pela AGU é fundamentada nas concessões realizadas no período imperial e que caducaram com o passar dos anos. O Incra argumenta que a Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, ao qual o imóvel estava vinculado, não cumpriu com as obrigações e, em 1923, ocorreu a caducidade da área. “Portanto, a empresa Araupel ocupou irregularmente uma área que é de domínio da União”, diz Guedes.

Área

A área reivindicada pelo Incra está ocupada por mais de três mil pessoas no acampamento Dom Tomás Balduíno. O Incra diz ter urgência na imissão de posse do imóvel porque no local existem 362 crianças com menos de quatro anos. Uma escola itinerante foi montada no local e possui 255 alunos.

Na última quarta-feira, cerca de 1.500 integrantes dos três acampamentos existentes nas terras da Araupel iniciaram a derrubada de pinus usados pela empresa para o beneficiamento de madeira. Em uma página oficial que mantém no Facebook, o MST informou que “no lugar de cada pinus cortado, um alimento será plantado, e cada alimento produzido saciará a fome de um ser humano”.


Procurada, a Araupel informou que prossegue com a sua mesma posição atestando a legitimidade do título.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Criança morre atropelada por ônibus da prefeitura no centro de Cantagalo

Um trágico acidente no início da tarde desta quinta-feira (15) provocou a morte de um garoto de sete anos em plena semana em que se comemora o Dia das Crianças.  O menino se dirigia para a escola quando foi colhido por um ônibus da prefeitura na Avenida Epaminondas Fritz, nas proximidades do Ginásio de Esportes.


As circunstâncias do acidente serão apuradas por meio de um inquérito policial por se tratar de morte violenta. Esse é um procedimento de praxe da Secretaria de Segurança Pública. O corpo do garoto passará por exames de necropsia no  IML (Instituto Médico Legal) de Guarapuava.

Horário de verão começa neste sábado

Milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.


O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia.
Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.


Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão representa uma redução da demanda, em média, de 4% a 5% e poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge o pico.

Homem é morto a facadas em Pinhão

Um homem foi morto com golpes de faca na noite de ontem (14) em Pinhão.
A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros às 21h56, na rua XV de Dezembro, no Bairro Mazurechen, em frente ao Bar do Vico. No local, os socorristas encontraram Amilton Repzuck, de 30 anos, já em óbito.

O corpo de Amilton foi encaminhado ao IML de Guarapuava. A polícia está investigando o caso.

(As informações são da Rede Sul de Notícias)

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Espaço saúde: Depressão

Maria Fátima Machado Vaz
Machado é enfermeira e especialista
em dependência química
Seria uma bênção se todas as pessoas ao ouvirem falar em depressão pensassem: é uma doença! Mas na verdade ela é fácil de ser ignorada, os olhos que custam uma eternidade para receber a visita do sono, não são capazes de despertar, ardem, ficam pesados, os olhos são visíveis, a insônia e a fadiga, não, às vezes, alguém do lado de fora pode até perceber “Puxa, você está com olheiras, tá tudo bem?” ou “Como seus olhos estão vermelhos! Muitas vezes acabamos dizendo que estamos resfriados, pois o resfriado é simplesmente aceito como doença.
A expectativa da pessoa com depressão é reduzida; assim como a sua capacidade de conviver, produzir, pensar e interagir. Indivíduos deprimidos são mais suscetíveis a diversas doenças como diabetes, dores, disfunções hormonais e enxaquecas, desequilíbrios no sistema nervoso ou no sistema límbico.

Todo mundo quer ser feliz, bonito, rico, bem-sucedido, amado e, se possível que tudo isso venha sem muito esforço, quando percebemos que para tudo isso precisamos correr atrás, nem sempre com sucesso, para algumas pessoas  após decepções vem um sentimento de tristeza, no entanto, é preciso cuidado: tristeza não é, nem de longe, a mesma coisa que depressão.
Depressão é doença; não é falta de coragem para enfrentar as dificuldades da vida; não é artifício para chamar a atenção; não é frescura; não é falta do que fazer. Depressão não se cura sozinha ou à custa de repouso e Vitamina C, qual uma virose, não é contagioso, mas coloca quem a carrega, muitas vezes, em situações de isolamento, as crianças e adolescentes, são atingidas por um complicador ainda mais grave: muitas vezes, em vez de parecerem tristes, mostram-se irritáveis e agressivos, com sentimentos de frustração, culpa e raiva. Na maioria dos casos os familiares podem guardar ressentimentos ou ter dificuldade de entender a pessoa deprimida, agravando ainda mais a situação.
 A Organização Mundial da Saúde sinaliza para a forte possibilidade de que a depressão venha a ser a doença mais comum do mundo, ultrapassando os problemas cardíacos e o câncer. O que torna isso ainda mais preocupante é que a cada dia ficam mais evidente as dificuldades encontradas por cada um de nós, seja no trabalho, ou em nossas casas, não temos conhecimento necessário para lidar com uma pessoa depressiva, a probabilidade de você se sentir perdido é enorme sem saber que postura adotar, mas se você quer mesmo ajudar, o seu apoio pode ser muito significativo, mas não substitui a ajuda profissional, a pessoa depressiva precisa de muito amor, compreensão e ajuda profissional, a rede publica disponibiliza de atendimento psicológico em suas unidades!

Delegado e policias civis são presos pelo Gaeco

O Ministério Público do Paraná, por meio do Gaeco de Curitiba e da Promotoria de Rio Branco do Sul, cumpriu na manhã desta terça-feira (13 )mandados de prisão temporária, busca e apreensão e de condução coercitiva durante a Operação Aquiles. As investigações apuram as circunstâncias de uma morte ocorrida em abril deste ano, na Região Metropolitana de Curitiba, em um suposto confronto com a Polícia Civil.
Entre os presos está o delegado Rubens Recalcatti (Foto AEN)

Até o momento, cinco mandados de prisão temporária foram cumpridos em Curitiba, contra policiais civis, entre eles o delegado Rubens Recalcatti. Em uma das buscas realizadas, foi apreendido um revólver, calibre 38, sem registro. Também foram apreendidos pendrives, documentos e valores em dinheiro.

As investigações apuram as circunstâncias de uma morte ocorrida em abril deste ano, na Região Metropolitana de Curitiba, em um suposto confronto com a Polícia Civil. Segundo a apuração, o delegado e os sete policiais teriam executado um homem algemado. A vítima, Ricardo Geffer, era um dos suspeitos pela morte de João Dirceu Nazzari, ex-prefeito de Rio Branco do Sul e primo do delegado, morto durante uma partida de futebol em abril deste ano.


O procurador de Justiça e coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, afirma que há elementos que indicam que a ação da equipe policial coordenada por Recalcatti configura uma execução. “Os policiais chegaram ao local, o rapaz se rendeu, foi algemado e morto”, afirma Batisti. Segundo ele, Recalcatti sabia que o rapaz estaria onde foi encontrado. “Além disso, havia uma relação muito próxima entre o João Nazzari e o delegado. Sem contar que, na época, Recalcatti era delegado de Furtos e Roubos em Curitiba. E há delegacia em Rio Branco do Sul”, afirma o procurador. (Com informações da Gazeta do Povo e Assessoria do MP)

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Granizo e chuva afetam 2,6 mil pessoas em sete municípios do Paraná

Da AEN

Mais de 2.600 pessoas foram afetadas pelo temporal, com granizo e vendaval, que atingiu sete municípios na madrugada desta sexta-feira (9). A situação mais grave é em Ipiranga, nos Campos Gerais, onde a chuva de granizo danificou 685 residências, segundo boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Em Cantagalo, segundo o Simepar, a previsão é de chuva durante toda sexta-feira e os ventos devem chegar a 50 km/h.  A temperatura vai oscilar entre 16º e 22 º.

Além de Ipiranga, foram atingidos os municípios de Assis Chateaubriand, Cascavel e Toledo (Oeste), Dois Vizinhos e Pato Branco (Sudoeste) e Guarapuava, na região central do Paraná. O levantamento continua e os dados serão atualizados.

O Simepar informa que a velocidade média do vento foi de 50km/h no Estado. Mas em Entre Rios, distrito de Guarapuava, e Pinhão, na região centro-sul do Estado, foi registrado vento de até 80 Km/h.

“O ambiente continua instável, devido a presença da frente fria que chegou ao Paraná. Há risco de temporal em todo o Estado, principalmente na região Leste”, disse o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar. Essa situação deverá persistir até domingo.

FALTA D'ÁGUA - A forte chuva de granizo que atingiu Ipiranga nesta quinta-feira (8) causou danos às instalações da Sanepar no município, prejudicando o atendimento e o serviço de abastecimento de água.

Devido à falta de energia, a captação e o tratamento de água foram paralisados. Os ventos e chuvas destelharam as edificações da Estação de Tratamento e do escritório de atendimento pessoal, o que requer reparo emergencial.

Equipes trabalham na recuperação das instalações e no restabelecimento dos serviços. Um caminhão-pipa foi providenciado para atendimento de urgências, mas ainda não há previsão para a normalização do fornecimento de água.

Clientes que não possuem caixa-d’água podem ficar temporariamente desabastecidos. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água de forma racional e evite desperdícios.


O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Espaço Saúde: Outubro Rosa terá "Dia D" em Cantagalo

Maria Fátima Machado Vaz
Machado é enfermeira e especialista
em dependência química
Maria Fátima Vaz Machado
Colaboração para o blog

A secretaria Municipal de Saúde de Cantagalo realizara, no dia 24 de ourubro, o Dia D da Campanha Outubro Rosa. As primeiras 50 mulheres atendidas na unidade ganharão na hora uma camiseta da campanha. Nesta data serão coletados exames do preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau)  pedidos de mamografia, palestra educativa, esclarecimento de duvidas.


O diagnóstico precoce do câncer de mama tem uma importância fundamental no controle da doença, com o aumento gradual da expectativa de vida no mundo, é esperado um aumento na incidência das doenças e agravos não transmissíveis, entre elas, os tumores malignos, por sua alta incidência, morbidade, mortalidade e pelo elevado custo do tratamento. O tumor maligno de mama é o segundo tipo mais frequente em mulheres no mundo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Chuvas devem atingir Cantagalo no período da tarde

A nebulosidade da frente fria avança sobre a região Sul no decorrer da quinta-feira (8). No Paraná o tempo já fica mais instável no período da manhã, principalmente nos regiões Oeste e Sudoeste, na divisa com Santa Catarina. No restante do Estado ainda faz calor até o início da tarde na maioria das regiões. Depois o tempo muda e há previsão de chuvas intensas acompanhadas de muitas descargas atmosféricas e também de rajadas de vento moderadas a fortes. Os volumes mais significativos de chuva devem ser registrados na metade sul paranaense.
O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) alerta que são previstos temporais a partir do Oeste, onde há risco de temporais a qualquer hora do dia. A frente fria ainda não avança de forma efetiva pelo Estado, mas algumas áreas de tempestades devem ser observadas nas demais regiões. Ao fim do dia e nas primeiras horas de sexta-feira (09) a chuva ganha força, e a frente fria começa a sua progressão.
O Simepar salienta que apesar do volume de chuva chamar a atenção, os índices que medem a estabilidade atmosférica mostram valores compatíveis para a formação de tempestades severas, associadas a rajadas de ventos fortes (acima de 60 km/h), intensa concentração de raios e precipitação de granizo. Os eventos mais intensos começam a ser registrados de forma isolada nesta quinta-feira e mais organizada na sexta-feira.

Em Cantagalo a previsão é de chuva no período da tarde e noite e os ventos podem chegar a 50 km/h. A temperatura vai varia de 18º C a 33º C. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Rolândia: criança de 3 anos morre após cair em tanque de lavar roupas

Um garoto de apenas três anos de idade morreu no final da tarde de hoje após cair em um tanque de lavar roupas no bairro Jardim Nobre, na cidade de Rolândia, região Norte do Paraná. A criança estaria tentando pegar alguns brinquedos que ela mesma teria jogado dentro do tanque, se desequilibrou e caiu. O tanque estava cheio e o garoto morreu afogado.

De acordo com o portal Notícias de Rolândia, a morte do garoto aconteceu por volta das 17h30 desta quarta-feira (7). O corpo do garoto foi encontrado pela própria mãe. Ele chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas já chegou sem vida. O corpo do menino foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Londrina para os exames de necropsia.


TCU julga contas de Dilma Rousseff que podem "turbinar" o impeachment ; assista




Projeto de lei prevê que multas por falta de extintor sofrerão anistia e ressarcimento

A medida vale para as multas emitidas a partir de 1º de janeiro de 2015, data em que se tornou obrigatória a carga ABC

Motoristas que pagaram multa por falta do extintor de incêndio no veículo ou pelo equipamento estar fora do prazo de validade terão anistia e ressarcimento, de acordo com projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados.
Se aprovada, motorista deixa de ter os cinco pontos
na CNH e será ressarcido em R$ 127,69 , valor da multa
A medida vale para as multas emitidas a partir de 1º de janeiro de 2015, data em que se tornou obrigatória a carga ABC. O projeto ainda será votado no Senado antes de seguir para sanção presidencial.
Se aprovada a lei, o motorista multado deixa de ter os cinco pontos computados na carteira de habilitação. Já aqueles que pagaram a multa terão indenização de R$ 127,69 – o que corresponde à sanção administrativa no Código de Trânsito Brasileiro, prevista no artigo 230 que trata da falta de equipamento obrigatório.
De acordo com os parlamentares, o objetivo é indenizar os motoristas que foram flagrados na fiscalização e tiveram que pagar as multas, pois o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou diversas vezes a exigência da nova carga devido à falta do produto no mercado. O motorista multado deve pedir o ressarcimento do valor pago ao órgão autuador.
FACULTATIVO – Desde 17 de setembro, o Contran decidiu tornar facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, a partir da resolução 556. A justificativa é de que o extintor, se mal operado, poderia trazer riscos aos motoristas, além de alegar que atualmente os veículos possuem alta tecnologia contra incêndio.
OBRIGATORIEDADE – A medida não abrange caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis. Desde 1 de outubro estes veículos devem, obrigatoriamente, possuir extintor de carga ABC com validade de cinco anos.