quarta-feira, 7 de junho de 2017

Imagens do MIC auxiliam trabalho de alunos do Olavo Bilac

Dentro do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), alunos do 3º ano do Colégio Olavo Bilac irão contar as três décadas de história de Cantagalo. 

O trabalho é coordenado pela professora Sirlene  e indiretamente terá a participação de muitos cantagalenses.

É que imagens cedidas ao MIC (Museu da Imagem de Cantagalo) – o museu virtual – serão utilizadas trabalho. 

O MIC possui um acervo que conta com a participação de moradores ou de pessoas que moraram na cidade e tem como proposta o resgate histórico por meio de imagens.

No início do mês de julho, o Colégio Estadual Olavo Bilac fará uma festa julina quando o trabalho será exposto em cartazes e telão com imagens. Assim como o MIC, a proposta dos alunos é o resgate histórico da cidade.

Quem quiser auxiliar no trabalho dos estudantes poderá enviar imagens antigas da cidade para ser usada no trabalho. As imagens poderão ser enviadas para o e-mail museudaimagem@hotmail.com.


segunda-feira, 15 de maio de 2017

Promotoria de Justiça em Cantagalo seleciona estagiários de graduação em Direito

A Promotoria de Justiça de Cantagalo abriu inscrições para a seleção de dois estagiários de graduação em Direito – um para o período da manhã e outro para o da tarde. Podem se inscrever estudantes que estejam matriculados a partir do 3ªano ou 5º semestre.

As inscrições serão realizadas de 15 a 26 de maio, das 13 às 18 horas, na sede da Promotoria de Justiça (Rua Santo Antônio, s/nº, Centro, no edifício Fórum). Na ocasião, o candidato deve apresentar cópia de documento oficial com foto, que contenha números do RG e do CPF, comprovante de matrícula e ficha de inscrição preenchida (fornecida no local).

A prova escrita de conhecimentos específicos será aplicada no dia 9 de junho, das 8h30 às 11h30, na sede da Promotoria de Justiça (Rua Santo Antônio, s/nº, Centro, no edifício Fórum). A entrevista com os candidatos aprovados na primeira fase ocorrerá no dia 23 de junho, às 10 horas, no Gabinete da Promotoria de Justiça. Nesta etapa o candidato deverá apresentar seu currículo impresso.

O candidato selecionado receberá bolsa de R$ 940,00, mais auxílio-transporte de R$ 148,00, para cumprir quatro horas diárias de estágio, de segunda a sexta-feira.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3636-1216

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Acidente mata Miss Teen Paraná

Milena Mendes, a modelo de Goioerê que no ano passado ganhou o título de Miss Teen Paraná morreu no início da noite desta quinta-feira (11) em um acidente de trânsito na BR-272. 

De acordo com o portal Goionews, a caminhonete em que ela estava se envolveu em uma colisão frontal com um caminhão próximo ao Trevo de Farol. 

O acidente aconteceu por volta das 19h20.


Milena, que é filha de uma professora e um policial, não resistiu aos ferimentos e morreu. A perícia técnica vai apurar as causas do acidente.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Cascavelenses se organizam em caravana para levar apoio a Lula em Curitiba

Petistas de Cascavel estão se organizando para enviar alguns ônibus a Curitiba na próxima quarta-feira (10) onde participarão de atos em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A manifestação, que pretende reunir pessoas de todo o Brasil, acontece no mesmo dia em que o ex-presidente irá depor ao juiz Sergio Moro em investigações da Lava Jato.

Denominado de "Ocupa Curitiba", o movimento pretende levar ao menos 50 mil às ruas da capital paranaense. Um esquema de segurança especial está sendo montado para evitar confrontos já que grupos opositores a Lula também prometem manifestações.

Grupos anti-Lula já estão organizados em campanha contra o ex-presidente e espalharam outdoors pela cidade com uma imagem do "pixuleco" e a inscrição "A República de Curitiba te espera de grades abertas".

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Justiça Federal do Paraná condena oito por terrorismo

O juiz federal Marcos Josegrei da Silva proferiu na tarde de hoje sentença condenando os oito brasileiros denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por fazerem parte de uma célula da organização terrorista Estados Islâmico (EI) no Brasil.

As informações são da revista Veja.

O magistrado ratificou a posição do MPF, que afirmou que os acusados difundiam os ideais do EI e planejavam realizar um atentado em solo brasileiro. O grupo foi desmantelado em julho passado, quando a Polícia Federal prendeu doze pessoas acusadas de fazer parte da mesma célula, durante a Operação Hashtag – ocorrida duas semanas antes da abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro.

A maior pena, de 15 anos e 10 meses, foi imposta ao líder do grupo Leonid El Kadre, de 33 anos. Segundo o juiz não restam dúvidas da ascendência dele sobre os demais. Nas mensagens interceptadas pela Polícia Federal, El Kadre era quem dava as ordens para os demais seguidores. Também coube a ele o principal papel de recrutamento de adeptos. Entre eles menores de idade. Por essa razão, ele também foi condenado pelo crime de corrupção de menores.

E ao contrário dos demais condenados, El Kadre possuía antecedentes criminais, o que impediu a aplicação de qualquer atenuante. Em 2005, ele já havia sido sentenciado a 18 anos de prisão por homicídio. Depois de um assalto, ele matou o comparsa a pedradas para não ter que dividir o dinheiro. El Kadre – que está preso no presídio federal de Campo Grande – iniciou uma greve de fome. Diz que é alvo de perseguição religiosa.


A segunda maior pena foi aplicada a Alisson Luan de Oliveira. A ele foram impostos seis anos e onze meses de prisão. Oliveira foi, ao lado de El Kadre um dos principais insufladores da violência. Valendo-se de programas de comunicação criptografada, ele foi um dos que mais deu sugestões de atentados possíveis de serem praticados.

Polícia paraguaia prende mais suspeitos de mega-assalto

Cinco dos sete presos na tarde de ontem em Pedro Juan Caballero são brasileiros. Polícia apreendeu armas e munições com os suspeitos

A polícia paraguaia prendeu na tarde de ontem (3) sete pessoas suspeitas de terem ligação com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e que podem estar envolvidas no mega-assalto a uma empresa de transporte de valores em Cidade de Leste.

Cinco dos sete presos são brasileiros e estavam em uma casa de luxo na cidade de Pedro Juan Caballero, que faz divisa com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
Os cinco brasileiros foram identifiados como Allan Gabrech dos Santos, 21; Diego Vieira dos Santos, brasileiro, 21; Laurindo de Souza Neto, 26; Luis Antônio Varela, 21 e David Timoteo Ferreira de 33 anos.

Os outros dois detidos, Félix Sanchez David Escobar de 27 anos e Marcelo Gayoso, 22, são da própria cidade de Pedro Juan. No imóvel, foram encontradas três metralhadores de alto poder de fogo, sendo uma delas modelo AK47 com os carregadores.

Muitas munições intactas e de grosso calibre também foram encontradas no local. Além do armamento o grupo também escondia 3 coletes a prova de balas, 15 celulares, balança de precisão e pequenas quantidade de cocaína, além de mantimentos usados para o empacotamento das drogas.


Mais quatro veículos dentre eles um caminhão também foram apreendidos, alguns deles com placas do Brasil. A operação foi chefiada pelo procurador e advogado da agência de combate ao nacotráfico, Samuel Valdez com o acompanhamento de agentes da Polícia Nacional Antinarcóticos da capital do país.

600 policiais desocupam área invadida havia 18 anos em Cascavel

Famílias foram levadas a um ginásio de esportes (Foto: Secom)
Um grande efetivo policial foi mobilizado na manhã desta quinta-feira (4) para desocupar uma área urbana invadida em fevereiro de 1999 por famílias sem-teto de Cascavel, no Oeste. Cerca de 600 policiais militares cumprem a ordem de reintegração de posse no Jardim Gramado, um bairro nobre da cidade.

O local já chegou a ter cerca de 400 famílias ocupando a área, mas no final do ano passado parte delas foi transferida para uma área em outro bairro da cidade. Cerca de 80 famílias, no entanto, resolveram permanecer no local e hoje foram despejadas.

Em dezembro do ano passado, houve uma tentativa de reintegração de posse que foi abortada minutos antes após liminar suspender a desocupação. Desde então, foram várias reuniões entre os invasores, Ministério Público, prefeitura e Poder Judiciário para resolver o impasse. As famílias ganharam prazo até o dia 6 de abril para deixar a área pacificamente.

Além da Polícia Militar, participam da ação o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, agentes da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito).

Até as 10 horas, segundo a PM, 20% das famílias haviam deixado o local sem resistência. “Na velocidade que estamos acredito que até o final da tarde reintegramos a totalidade”, afirmou o coronel Washington Lee Abe, comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar.


As famílias estão sendo levadas para um ginásio de esportes onde ficarão abrigadas temporariamente. Mais tarde elas devem ser transferidas para uma área que pertence a prefeitura no bairro Veneza. Segundo a prefeitura, elas ficarão no local provisoriamente até que se defina uma programa habitacional para atender aos moradores.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Suposto demônio aparece em imagem de acidente automobilístico

O acidente aconteceu ainda no ano passado, mas a imagem começou a viralizar somente agora. Uma foto tirada após um grave acidente na cidade de Parelheiros (SP) vem causando polêmicas e dúvidas na pessoas que vê a imagem.



Um suposto demônio aparece na imagem perto do veiculo que vitimou 2 pessoas, segundo uma mulher que tirou a foto, ela não chegou a perceber que se tratava de um suposto demônio que aparece na imagem ao lado direito do veículo, ela somente percebeu após analisar a imagem por várias vezes e chegar está conclusão.

WhatsApp fica fora do ar em parte do mundo

O WhatsApp ficou fora do ar para usuários do app nesta quarta-feira (03). Por meio do Twitter, usuários de todo o mundo relatam problemas para se conectar e trocar mensagens de texto.

Algumas publicações na rede social foram feitas por usuários brasileiros do aplicativo–o que mostra que nosso país foi um dos afetados. Outros países que também parecem passar por problemas são Alemanha, Itália e Turquia.
De acordo com testes realizados por EXAME.com, o aplicativo funcionava para alguns usuários, mas para outros, não.


Aparentemente, a rede do aplicativo voltou ao ar e ele funciona bem no momento.

PRF desativa posto na BR-277 em Cascavel

O posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Cascavel começou a ser desativado nesta quarta-feira (3) devido as obras de duplicação da BR-277. Uma nova unidade será construída pela concessionária responsável pela duplicação do trecho.


De acordo com a PRF, os serviços continuarão sendo prestados na sede da delegacia regional, no bairro Turisparque. A construção do novo posto de fiscalização deverá ser concluída em 10 meses. 

Aprovado na CCJ projeto que legaliza casamento homossexual

Substitutivo de Requião ao projeto de Marta irá à votação
 pelos 81 senadores (Foto Agência Senado)
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (3), em turno suplementar, substitutivo de Roberto Requião (PMDB-PR) ao projeto que permite o reconhecimento legal da união estável entre pessoas do mesmo sexo (PLS 612/2011). A matéria, terminativa na comissão, poderia seguir para a Câmara dos Deputados, se não houvesse recurso para análise em Plenário.

Entretanto, o senador Magno Malta (PR-ES) anunciou a apresentação desse recurso. Segundo ele, o Plenário do Senado acabará com "essa aberração". Malta esclareceu que nada tem contra os homossexuais e que mantém respeito aos que fazem essa opção. Os senadores Eduardo Amorim (PSDB-SE), Eduardo Lopes (PRB-RJ) e Wilder Morais (PP-GO) também anunciaram votos contrários ao projeto.

O projeto que legaliza a união estável homoafetiva é da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que saudou a decisão da CCJ nesta manhã. O substitutivo havia sido aprovado em primeiro turno no último dia 8 de março.  Atualmente, o Código Civil reconhece como entidade familiar “a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”. Com o projeto de Marta, a lei será alterada para estabelecer como família “a união estável entre duas pessoas”, mantendo o restante do texto do artigo.

O texto determina ainda que a união estável “poderá converter-se em casamento, mediante requerimento formulado dos companheiros ao oficial do Registro Civil, no qual declarem que não têm impedimentos para casar e indiquem o regime de bens que passam a adotar, dispensada a celebração”.

A conversão em casamento da união estável entre pessoas do mesmo sexo já é autorizada por juízes. No entanto, há casos de recusa, fundamentada na inexistência de previsão legal expressa. O projeto de lei tem como objetivo eliminar as dificuldades nesses casos, mas não permite o chamado "casamento direto", em que o casal passa por um processo de habilitação, mas não precisa comprovar união estável.

No relatório que acompanha o substitutivo, Requião lembrou decisão de 2011 do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconhece o direito à formalização da união entre casais homossexuais. Ele observou, no entanto, que é responsabilidade do Legislativo adequar a lei em vigor ao entendimento consagrado pelo STF.

Contrário

O senador Magno Malta (PR-ES), contrário à proposição, apresentou emenda ao texto, rejeitada pelo relator por ser considerada equivalente a um substitutivo ou “voto em separado”, o que é vedado na análise em turno suplementar, ou seja, seria antirregimental. Com a emenda que apresentou, Malta pretendia manter o instituto do casamento, no Código Civil, apenas como ato entre um homem e uma mulher.

Para rejeitar a emenda, Requião reafirmou que a interpretação do STF relativa ao dispositivo constitucional sobre o casamento atribui aos pares homossexuais o direito ao casamento civil. Sustentou que esse é o princípio a ser admitido em lei, ainda que o colega senador resista à ideia, com base em “princípios morais que não admitem o casamento homoafetivo”.


A senadora Marta Suplicy comemorou a aprovação do substitutivo na CCJ. “Finalmente nós temos no País uma vitória, e não diria uma vitória; um avanço extraordinário. Desde 2008, nós tentamos aprovar o casamento homoafetivo, primeiro na Câmara, passou pelas comissões e está até hoje no plenário. E hoje conseguimos aprovar o projeto com relatório do Senador Requião que dá um passo muito grande em relação à situação que hoje vivem as pessoas do mesmo sexo que desejam ter uma união sacramentada, um casamento, na verdade”, disse.

Detran Paraná faz alerta com “Bilhetes da Morte”

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) convidou uma personagem sinistra para alertar motoristas sobre os riscos de combinar bebida alcoólica e direção. O vídeo “Bilhetes da Morte” usou câmeras escondidas para filmar a reação de pessoas em um bar ao receber um recado, e alerta, da própria Morte.

“Bebeu? Quer ir embora comigo?”; “Se não for embora de táxi, te pego lá fora”; “Vai dirigir depois de beber? Te encontro no primeiro semáforo”, perguntam os bilhetes. Só então o garçom revela a identidade de quem os enviou.

“É uma brincadeira, mas com uma mensagem de impacto. Ao ver o ator fantasiado, de capa e foice, as pessoas se assustam, não com medo dele, mas conscientes de que as consequências de beber e dirigir são fatais. Assim, começam a repensar a forma de voltar para casa e preferem pegar um táxi, carona, transporte público”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O vídeo, produzido por meio da Secretaria de Estado da Comunicação, faz parte das ações do Movimento Maio Amarelo e está disponível na página www.facebook.com/DetranPR e também no site do Detran.

MORTES - No Brasil mais da metade das mortes no trânsito são causadas pelo consumo de álcool. Segundo a Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Abead) em 61% dos acidentes de trânsito registrados no país, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Entre os casos fatais, o índice sobe para 75%.

No Paraná, dirigir sob influência do álcool ou embriagado corresponde a 10% dos acidentes com mortes nas rodovias federais. Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal revela que essa é quarta maior causa de acidentes no Estado, ficando atrás apenas de excesso de velocidade (31,2%), falta de atenção (28,5%) e desobediência a sinalização (11,2%).

FISCALIZAÇÃO - Além de investir em campanhas educativas, o Governo do Paraná investe no chamado tripé de segurança viária, que inclui educação para o trânsito, engenharia de tráfego e fiscalização. Em março, o governador Beto Richa entregou 384 bafômetros para a Polícia Militar usar em blitze de trânsito. Os novos equipamentos foram comprados pelo Detran-PR e fazem parte de um total de 768 unidades que serão entregues pelo Governo do Estado até 2018.

RIGOR: A Lei Seca, em vigor há mais de sete anos, determina que o condutor que tiver nível igual ou superior a 0,3 miligramas de concentração de álcool por litro de ar alveolar pode ser preso. Neste caso, o motorista comete crime de trânsito e deve ser encaminhado à delegacia.


Quem se recusa a fazer o teste bafômetro, ou qualquer exame que detecte a influência de álcool ou drogas, paga multa de R$ 2.934,70, tem a carteira de habilitação suspensa por 12 meses e o veículo retido. Além disso, o agente de trânsito pode fazer a comprovação da embriaguez por meio de testemunhas, vídeos e sintomas evidentes como hálito, sonolência e agressividade.

Paraguai expulsa advogada do PCC

Dupla presa será transferida hoje ao Brasil
A advogada Marcela Antunes Fortuna, 35, foi expulsa por autoridades paraguaias do vizinho país. Ela é integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital)  e foi presa junto com o namorado Fernando Oliveira, 33, nesta terça-feira em Cidade do Leste.

De acordo com o jornal ABC Color, os dois viviam no Paraguai havia quatro meses. Eles são suspeitos de envolvimento no assalto contra uma empresa de transporte de valores.

No Brasil, Marcela está com prisão decretada por seu suposto envolvimento com o grupo criminoso. Ela também seria responsável por cuidar de bandidos feridos durante os crimes.


A advogada e o namorado devem chegar ainda hoje na seda da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Um esquema de segurança foi montado para a transferência da dupla. 

Justiça confirma licença-paternidade de 180 dias a pai de gêmeas

Um servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina pai de gêmeas obteve o direito a um período de licença-paternidade igual ao da esposa, de 180 dias. A 3ª Turma Recursal (TR) dos Juizados Especiais Federais (JEF) da 4ª Região (TRF4) de Santa Catarina confirmou, na última semana, sentença proferida em novembro de 2016 pela 1ª Vara Federal e JEF de Florianópolis.

O pai ajuizou o processo em maio do ano passado e obteve liminar que lhe permitiu ficar com a esposa cuidando das filhas, que nasceram em julho. Na ação, ele requereu ainda o pagamento em dobro do auxílio natalidade. Depois do julgamento favorável ao autor, a União recorreu à Turma Recursal pedindo a reforma da decisão.

Segundo o juiz federal João Batista Lazzari, o nascimento de gêmeos requer a presença de mais de uma pessoa para o atendimento das necessidades básicas dos recém-nascidos. “Nesse caso, não se está a debater o apoio de um terceiro na rotina de cuidados com os bebês. Trata-se de reconhecer a importância da participação do progenitor paterno na constituição da família, não apenas como provedor material, mas também sentimental”, escreveu o magistrado.

Lazzari observou que o nascimento de múltiplos não foi tratado pela lei. 
“Considerando que o desenvolvimento dos bebês é simultâneo, assim como os cuidados que demandam, e que não podem ser atendidos por uma única pessoa, no caso a mãe, sem prejuízo da proteção integral dos recém-nascidos, urge reconhecer-se a necessidade da presença do pai na rotina das tarefas básicas”, avaliou o juiz.

Sobre o auxílio-natalidade duplo, Lazzari afirmou que deve prevalecer o princípio da igualdade entre filhos. “Não poderia o legislador autorizar o pagamento de apenas metade do benefício no caso de nascimento múltiplo, como consta do §1º, do art. 196, da Lei nº 8.112/1990, em flagrante inconstitucionalidade”, ponderou o magistrado.


“Tenho que a decisão do juízo de origem está em harmonia com os preceitos constitucionais de proteção da criança, da família e da igualdade entre os filhos, tutelando o direito de cuidados para com as crianças e o desenvolvimento da relação de convivência e de afeto entre pais e filhos”, concluiu Lazzari. (Assessoria TRF4)

terça-feira, 2 de maio de 2017

Projeto de ruralista prevê pagamento de trabalhador rural com comida ou casa

Após a votação da reforma trabalhista na Câmara, a bancada ruralista se movimenta para alterar as leis que tratam da proteção dos direitos do trabalhador rural. A intenção é restringir o poder da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho e alterar normas para permitir, por exemplo, que o empregador deixe de pagar salário ao empregado do campo. Nesse caso, a remuneração poderá ser feita por “qualquer espécie”, como alimentação e moradia. As informações são do Valor Econômico.

Para não aumentar ainda mais a resistência à sua proposta, o relator da reforma trabalhista, Rogério Marinho (PSDB-RN), deixou de fora 192 mudanças legislativas reivindicadas pela bancada ruralista. Esses itens, agora, serão rediscutidos em um projeto do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), coordenador da frente parlamentar.

Veja o projeto de lei de Nilson Leitão

Segundo o Valor, o texto aumenta para até 12 horas a jornada diária por “motivos de força maior” e permite a substituição do repouso semanal dos funcionários por um período contínuo, com até 18 dias de trabalho seguidos. Autoriza, ainda, a venda integral das férias dos empregados.

“Existe preconceito muito grande da Justiça do Trabalho com o trabalhador rural”, diz Nilson Leitão. Para ele, as leis trabalhistas e os regulamentos expedidos pelo Ministério do Trabalho são elaborados com base nos conhecimentos adquiridos no meio urbano, desprezando “usos, costumes e a cultura do campo”.

Deputados e entidades ligados à agricultura familiar, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados (Contar) Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), classificam a proposta como ataque ainda maior aos direitos trabalhistas.

“As normas existentes são esparsas e em grande medida, subjetivas, dependentes das interpretações dadas pelos auditores fiscais do Trabalho e da própria Justiça do Trabalho em determinados casos, o que põe o produtor rural em situação de insegurança jurídica, tornando os altos gastos efetuados para o atendimento destas normas, um investimento de risco”, alega o tucano na justificativa do projeto de lei.

Indígenas


Nilson Leitão é conhecido como um dos principais porta-vozes dos ruralistas no Congresso. No ano passado, foi um dos autores do pedido de criação da CPI da Funai, comissão que relatou. Também foi o presidente da comissão especial que aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC 215) que transfere, do Executivo para o Legislativo, a palavra final sobre o reconhecimento das terras indígenas.

Conforme reportagem da Pública, Nilson angariou R$ 1,43 milhão do setor agropecuário dos R$ 2,46 milhões investidos na campanha.


O deputado é investigado no STF por suspeita de envolvimento com outra quadrilha, acusada de invadir reiteradamente a terra indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso. Em setembro, 13 pessoas do grupo foram denunciadas pelo Ministério Público Federal do estado pelos crimes de invasão de terras públicas, resistência, associação criminosa, incêndio, roubo, corrupção ativa, incitação ao crime e crime de dano. “É terceiro falando pro quarto sobre um quinto”, diz Nilson Leitão, sobre as escutas telefônicas nas quais integrantes do grupo afirmam haver um pedido do deputado por 30 lotes da invasão. “Eu nunca fui lá, nunca pisei lá. Aliás, fui numa comissão externa da Câmara, com outros deputados, ficamos duas horas em cima de um caminhão e voltamos.”s duas horas em cima de um caminhão e voltamos.”

Bebê dá gargalhada e bate palmas durante batizado e vira sensação da internet

O vídeo de um bebê que cai em gargalhadas e bate palmas durante o batizado na Igreja Católica repercutiu nas redes sociais nos últimos dias. A gravação, feita em abril na Paróquia Santa Luzia, em Campo Limpo Paulista (SP), somava mais de 500 mil visualizações até a noite desta segunda-feira (1°).

Como foi replicado em outros canais e perfis na internet, o vídeo teve um alcance ainda maior, que a família não consegue mensurar. Gustavo de Oliveira Dias Guimarães tem apenas 10 meses e, segundo a mãe, Juliane de Oliveira Dias Guimarães, de 29 anos, a criança foi a última a ser batizada no dia da celebração. A atitude do menino surpreendeu a todos os convidados.

Os pais optaram pelo batismo de imersão na água que, para eles, é uma cerimônia mais bonita. "Várias pessoas me criticaram por ele estar sem roupa, mas achamos que é diferente. Conversamos com o padre e ele aceitou. Mesmo tendo gente que ache estranho, o Gustavo se divertiu muito", disse ao G1 a mãe, que tem mais uma filha de 7 anos.

A cerimônia ocorreu no dia 16 de abril, quando 10 crianças foram batizadas. No vídeo, o padre segura o bebê, que sorri a cada contato com a água. "Gustavo, eu te batizo em nome do Pai, em nome do filho e do Espírito Santo", diz o padre com pausas, até terminar o batismo com palmas do público e comemoração da criança.


Tudo foi registrado por uma amiga dos pais da criança, que também foi acompanhar o batismo de outro bebê. As imagens foram publicadas na internet no dia 25 de abril com o intuito de familiares, que não estavam presentes na ocasião, verem a reação do menino. Desde então, segundo a mãe, milhares de pessoas compartilharam e se divertiram com atitude do Gustavo.

Equipes de Candói se destacam em campeonato de Futebol Sete na Vila Verde

O Campeonato de Futebol Sete que movimentou a Vila Verde teve a entrega de troféus e premiações no último domingo (30). Duas equipes de Candói se destacaram na competição organizada pela Associação Esportiva Vila Verde.

A i9 foi  agrande campeã e em segundo lugar a equipe da Loja Vargas, ambas de Candói. Para o primeiro colocado, além de troféu e medalhas, também foi entregue um prêmio de R$ 3 mil. O segundo lugar levou R$ 2 mil além de troféus e medalhas.

A equipe Galo da Sorte Estiva ficou em terceiro lugar e foi premiada com troféus, medalhas e R$ 1 mil em dinheiro.

Autoridades locais participaram da solenidade de premiação, entre elas o prefeito Jair Rocha (PR), o secretário de Esportes Ivanderson de Souza e o presidente da Câmara, Mateus Ruzicki, além do vereador Izaias Sirigalli.

De acordo com Leandro Kaminiski, um dos organizadores do campeonato,  a competição reuniu 25 equipes de cinco municípios da região durante os três meses de disputas. O campeonato, que teve a participação de 450 atletas, foi nicado no dia 15 de janeiro.

Também receberam troféus o artilheiro da competição, o jogador Castor, de Rio Bonito do Iguaçu e o goleiro da Loja Vargas, levando apenas cinco gols durante a competição.


Termina hoje prazo para eleitor regularizar situação na Justiça Eleitoral

Termina hoje (2) o prazo para o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições, ou não pagou as multas correspondentes, regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Após esse prazo, essas pessoas correm o risco de ter o título cancelado, lembrando que a legislação considera cada turno de votação um pleito diferente para efeito de cancelamento.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, mais de 1,8 milhão de eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições. Em São Paulo (SP), esse número chega a 118.837 eleitores; no Rio de Janeiro (RJ) o total é de 119.734; em Belo Horizonte (MG) são 26.570; em Salvador (BA) esse número é de 31.263; e em Porto Alegre (RS), 18.782.

O cancelamento automático dos títulos de eleitores ocorrerá entre 17 a 19 de maio de 2017.

Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não precisam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

(As informações são da Agência Brasil)

Pais de Rafael Longuine, jogador do Santos, morrem em acidente no Paraná

Os pais de Rafael Longuine, meia do Santos, morreram em acidente na noite desta segunda-feira, na rodovia BR-376, em Alto Paraná. O jogador foi dispensado das atividades do Peixe.

A colisão vitimou o motorista de uma carreta, os pais do atleta e também uma acompanhante que estava no carro. De acordo com relatório do Corpo de Bombeiros, as vítimas foram identificadas como Maria Fátima de Carvalho Longuine, de 52 anos, Lidia Ferreira de Carvalho Castelã, de 59 anos, Wellington Longuine, de 53 anos, e Marcelo Kovalesk, de 55 anos.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão, que estava carregado com madeira, seguia sentido Paranavaí quando invadiu a pista contrária e bateu contra o automóvel. Com o impacto da batida, os dois veículos pararam fora da pista.

Os quatro corpos foram levados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Paranavaí.

As informações são do Globo Esporte

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Festa do Trabalhador tem mais de 16 toneladas de churrasco em Cascavel

Meta é entrar para o Guiness Book como o maior churrasco do mundo. Evento é tradicional e comemora o Dia do Trabalhador


Mais de 16 toneladas de carne começaram a ser assadas na madrugada desta segunda-feira (1) para servir como almoço para aproximadamente 40 mil pessoas em Cascavel, no Oeste. A Festa do Trabalhador é um evento tradicional promovido pelo Seminário São José e, neste ano, busca entrar para o Guiness Book, o livro de recordes mundiais. 

São 450 costelões e mais de dois mil espetos de carne assada por voluntários. Toda a renda da festa é revertida para manter o seminário.

A Abrachurras (Associação Brasileira de Churrascos) luta para que a Festa do Trabalhador seja reconhecida como o maior churrasco do mundo. A entidade filmou todo o preparo do churrasco e ficará responsável em encaminhar o material para avaliação do Guiness Book. 

No ano passado o registro não foi aceito devido a falta de evidências sobre o volume de carne. Neste ano, foram instaladas balanças e o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) acompanha a pesagem.

A carne é pesada depois de assada e os dados serão encaminhados para o Guiness Book. “Estava faltando só a pesagem da carne, o resto os trâmites estão todos enviados para o Guiness”, diz Agostinho Marmentini, coordenador do evento.

Além do churrasco gigante, que atrai visitantes de várias cidades do Brasil, o evento tem ainda exposição de carros antigos, missa campal e outras atividades. Empresas da cidade aproveitam o evento para realizar festa de confraternização com os trabalhadores para comemorar a data. 

sábado, 29 de abril de 2017

Diminui a inadimplência de IPVA no Paraná pelo terceiro ano seguido

Levantamento feito pela Secretaria da Fazenda do Paraná mostra que 3,08 milhões de veículos, de um total de 4,37 milhões, tiveram o imposto pago dentro do prazo de vencimento

A inadimplência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está menor em 2017 no Paraná. É o terceiro ano de queda desde que houve equalização da alíquota com outros Estados. Em 2015, a participação de veículos sem recolhimento do imposto no fechamento do prazo para pagamento à vista ou em cotas era de 30,44%. Em 2016, foi de 29,72% e, em 2017, ficou em 29,59%.

Levantamento feito pela Secretaria da Fazenda do Paraná mostra que 3,08 milhões de veículos, de um total de 4,37 milhões, tiveram o imposto pago dentro do prazo de vencimento. O recolhimento em uma única parcela foi feito para 1,51 milhão de unidades, ou seja, 34,65% dos donos de veículos optaram pela quitação do IPVA à vista. Os proprietários de outros 35,77%, ou 1,56 milhão de veículos, fizeram o pagamento parceladamente.

VALOR ARRECADADO - A comparação foi feita no fim do prazo para pagamento das três cotas em cada exercício. “A queda na inadimplência ocorreu mesmo em um momento de crise”, comenta o diretor da Receita Estadual, Gilberto Calixto.

Se for levado em conta o valor a ser arrecadado, a porcentagem de inadimplentes também está menor. Do total de R$ 3,11 bilhões lançados pelo Governo do Paraná para o IPVA em 2017, foram recolhidos pelo Estado de janeiro a março R$ 2,32 bilhões (74,78%), sendo R$ 1,12 bilhão à vista (36,24%) e R$ 1,20 parcelados (38,54%).

No ano passado, 25,45% do valor de IPVA lançado estava pendente no fim de março. Em 2017, os débitos representavam no fim do período 25,22% do valor previsto para recolhimento do imposto.

NOTA PARANÁ - Em 2017, pela primeira vez, muitos contribuintes tiveram o imposto quitado ou seu valor reduzido graças à adesão ao Programa Nota Paraná. Ao todo 38.968 pessoas, donas de 39.267 veículos, solicitaram a transferência de créditos do programa para esse fim e tiveram R$ 6,1 milhões abatidos do IPVA.

BENEFICIA MUNICÍPIOS - De acordo com a Receita Estadual, a porcentagem de devedores será reduzida nos próximos meses, como aconteceu em anos anteriores, principalmente com o vencimento do licenciamento dos veículos, no segundo semestre, quando as pendências historicamente apresentam queda. Em dezembro de 2015, por exemplo, a inadimplência do IPVA estava em 11,5% e, em 2016, era de 10,4%.

Calixto lembra que a queda na inadimplência beneficia os municípios paranaenses, pois recebem 50% da arrecadação do IPVA, sendo a maior fonte de receita de muitos deles. Do total arrecadado com o imposto, são destinados, ainda, 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A frota de veículos tributada no Paraná em 2017 teve redução de 0,55%, enquanto a de não tributados teve crescimento de 10,41%, em razão de ano de fabricação ou de isenções legais. O Paraná conta com 4,36 milhões de veículos tributados e 2,48 milhões não tributados.

BOX

Confira o procedimento para

quem efetuou o pagamento

Os contribuintes que não efetuaram o pagamento do IPVA devem emitir ficha com os valores atualizados no site da Secretaria da Fazenda www.fazenda.pr.gov.br. Na consulta é preciso informar o número do Renavam do veículo.

O pagamento poderá ser feito usando apenas o número do Renavam nos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi. Outra opção restrita aos bancos conveniados é a GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que está disponível no endereço www.fazenda.pr.gov.br

Contribuintes que possuam pendências relativas ao pagamento de IPVA serão inscritos no Cadin (Cadastro Informativo Estadual) e terão restrições no relacionamento com o governo, o que inclui o não recebimento de créditos e prêmios do Programa Nota Paraná.

Quem não paga o imposto nos prazos definidos pela legislação tem multa de até 10% e os valores sofrem acréscimo de juros. Veículos que estão com débitos do IPVA não recebem o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR e ficam impedidos de transitar nas vias públicas, sob risco de retenção e aplicação de multas por autoridades de trânsito.

A inadimplência também impede a transferência de propriedade do veículo e insere o contribuinte na condição de devedor de tributos, restringindo a obtenção de Certidão Negativa de Débitos Tributários.


(As informações são da Agência Estadual de Notícias)

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Estado e Tribunal de Justiça regularizam propriedades rurais em Marquinho

Em Marquinho, aproximadamente, 75% da população está no campo

Agricultores familiares do município de Marquinho, no centro sul do Paraná, terão suas propriedades regularizadas. Ao todo são 160 unidades que passam por regularização. Um trabalho em parceria entre o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) e o Tribunal de Justiça do Estado promovem nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) audiências públicas no auditório da Escola Municipal Rui Barbosa, para regularizar as propriedades através de Ação Coletiva de Usucapião Rural.

Segundo a desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do Justiça no Bairro, nessa audiência está sendo ingressada a Ação de Usucapião Coletivo no juízo da comarca de Laranjeiras do Sul e num prazo médio de 60 dias, os produtores receberão o título definitivo de suas propriedades.

O diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral, lembra que a parceria com os órgãos envolvidos na regularização de terras, em especial com o Tribunal de Justiça, muda a situação. Segundo Cabral, existem hoje cerca de 1500 ações individuais de usucapião ajuizadas pela Defensoria e o modelo de ações coletivas agiliza os processos.

Segundo a desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do Justiça no Bairro, nessa audiência está sendo ingressada a Ação de Usucapião Coletivo no juízo da comarca de Laranjeiras do Sul e num prazo médio de 60 dias, os produtores receberão o título definitivo de suas propriedades.

Marquinho está localizado no Território da Cidadania de Cantuquiriguaçu um dos oito trabalhados pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (PróRural) que incluiu também o Vale do Ribeira, localidades mapeadas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado.

ARRECADAÇÃO - O prefeito Luiz César Baptistel, disse que vem trabalhando em diferentes programas do Governo do Estado, como o de habitação rural, porém muitas pessoas não se enquadram justamente por não possuírem a documentação de suas propriedades. Com a regularização, o prefeito acredita que o município aumentará sua arrecadação, uma vez que os produtores poderão ter acesso aos programas oferecidos pelo governo.

Em Marquinho, aproximadamente, 75% da população está no campo e a maior indústria do município, segundo Baptistel, é a propriedade rural. “Recebendo o documento, o produtor vai se animar e não vai vender sua propriedade indo embora para as grandes cidades”, afirma.

REGULARIZAÇÃO - O ITCG coordena a ação de Regularização Fundiária do PróRural, programa do Governo do Paraná e executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Iniciado em 2012, o programa conta com co-financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRSD) para regularizar pequenas propriedades localizadas em terras particulares (usucapião). Com isso, os custos da titulação, que seriam pagos pelos beneficiários, são 100% cobertos pelo Programa.

O PróRural tem como objetivo central aumentar a competitividade dos agricultores familiares de forma sustentável em nível ambiental, social e econômico. Nas localidades atendidas, em média, 20 a 30% dos agricultores não possuem a titularidade da terra.

Helena Maria Minuzi, 62 anos, mora a 44 anos na propriedade e trabalha com gado e roça. Ela disse que a terra legítima tem mais força que a posse e que pretendia fazer um financiamento para comprar algumas cabeças de gado. “A gente queria fazer um financiamento para comprar algumas vacas, mas sem o documento é mais enrolado. Tendo o documento legítimo, já vai mais para frente”, diz.

Empresa responsável pelo WhatsApp no Brasil acumula R$ 2,1 bilhões em multa

Empresa desrespeitou ordem judicial para que Polícia Federal monitorasse grupo criminoso que agia em vários estados e se comunicava pelo WhathsApp

A Justiça Federal em Umuarama, Noroeste do Paraná deve analisar ainda hoje o pedido de bloqueio das contas bancárias da empresa responsável pelo aplicativo WhatsApp no Brasil.  O pedido foi feito após a empresa desobedecer ordem judicial para que a Polícia Federal monitorasse uma quadrilha internacional de tráfico de drogas que se comunicava pela rede social. Por conta disso, a Justiça já havia determinado multas que acumularam ao longo dos meses e hoje chegam a cifra de R$ 2,1 bilhões.

O delegado Marco Berzoini Smith disse que a quadrilha utilizava o WhatsApp de várias formas para suas práticas criminosas. Ele criticou a postura da empresa em não colaborar com as investigações. “É uma postura comercial da empresa dizer que seus dados são invioláveis, mas não é uma questão de violabilidade ou inviolabilidade, mas de uma determinação judicial. Determinação judicial, não se discute, se cumpre”, enfatizou.

Operação
Na manhã desta sexta-feira (28), a PF deflagrou a Operação Malote, que desarticulou a quadrilha que tinha base na cidades de Umuarama e uma forte ramificação em Atibaia (SP). O grupo era responsável em enviar drogas para o Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e estados Nordeste brasileiro. O suposto líder da quadrilha que dizia ser garimpeiro mora em Umuarama. Ele  junto com a namorada, o pai e uma irmã, tiveram prisão decretada.  As investigações foram conduzidas pela delegacia da PF em Cascavel.

As investigações que culminaram com a operação desta sexta-feira foram iniciadas há dois anos e meio e, neste período, aconteceu a maior apreensão de maconha da história no país. Foi em novembro de 2015 quando foi apreendido um caminhão bitrem, em Guaíra, transportando 24 toneladas da droga.

A Operação Malote foi desencadeada no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Os policiais cumpriram 40 mandados de busca e apreensão, 29 de prisão preventiva, 5 de prisão temporária e 12 de condução coercitiva. Mais de 70 relógios de marcas famosas foram apreendidos, além de carros de luxo e outros materiais. Uma das casas utilizada pela quadrilha está avaliada em R$ 3 milhões.


Entre as pessoas que tiveram a prisão decretada, estão um policial militar e um vereador do Mato Grosso do Sul.

MST ocupa terminal de ônibus em Cascavel

O grupo ficou no local por aproximadamente meia hora e depois seguiu para o centro da cidade onde se juntou com outros movimentos que protestam contra a reforma previdenciária


Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam o Terminal de Transbordo Leste, em Cascavel, no Oeste, na manhã desta sexta-feira (23) para protestar contra as reformas trabalhista e da previdência, além de pedir agilidade no assentamento de famílias no campo.

O grupo ficou no local por aproximadamente meia hora e depois seguiu para o centro da cidade onde se juntou com outros movimentos que protestam contra a reforma previdenciária. 

Geni Teixeira, uma das coordenadoras do MST, diz que os trabalhadores do campo, principalmente as mulheres, serão os mais prejudicados com a reforma. “Estamos também na luta para obtenção de terra para assentar as 18 mil famílias que prometeram até 2018”, diz. Além disso, o MST quer a regularização de acampamentos.


O protesto no terminal foi pacífico e não houve incidentes. Apenas uma longa fila de ônibus se formou durante a manifestação.