domingo, 31 de janeiro de 2016

Cão segue ambulância do Samu e tenta entrar em helicóptero para acompanhar o dono

Cãozinho correr atrás da ambulância e tentou
entrar no helicóptero
Um homem de 44 anos estava em estado grave respirando por aparelhos, mas o “fiel companheiro" o acompanhou na ambulância até o embarque no helicóptero do Graer.

A demonstração de fidelidade de um cachorro chamou a atenção de socorristas na manhã deste domingo (31), na região norte do Paraná. o cão seguiu a ambulância que estava com o dono até o helicóptero Falcão 03 do Graer.

As imagens foram feitas quando o “fiel companheiro”, após seguir a ambulância, tentava entrar na aeronave. O dono do cachorro, conforme a equipe médica do Graer, comandada pelo médico Rodrigo Faria, estava em estado grave, respirando por aparelhos, e foi levado da cidade de Lupionópolis (norte do Estado) para atendimento hospitalar em Londrina.


“Há coisas sem explicação, o cachorrinho do enfermo veio correndo atrás da ambulância até o embarque do paciente. Essa uma prova verdeira de amizade”, afirmou o médico Rodrigo Faria

As informações são do TNOnline

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Borelli diz que vai recorrer de decisão judicial

Pedro Borelli não teve os direitos políticos suspenso
O ex-prefeito de Cantagalo, Pedro Clarismundo Borelli, afirmou que vai recorrer da decisão judicial que o condenou, junto com outras duas pessoas, ao pagamento de uma multa civil por irregularidades na condução de um processo de licitação pública. A sentença também o impede de contatos com o poder público.

Em nota enviada ao blog Cantagalonews, o ex-prefeito lembrou que não teve seus direitos políticos suspensos. “Nos próximos dias estarei recorrendo desta ação judicial”, declarou.

Confira a íntegra da nota

“Considerando a publicação feita a respeito da decisão judicial que saiu na sexta feira dia 22/01/16, onde fui julgado na Comarca de Cantagalo, ao pagamento de multas e impedimento de contratação com poder público, não foi suspenso os meus direitos políticos e nos próximos dias estarei recorrendo desta ação judicial”.


Pedro Clarismundo Borelli

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Dois presos são encontrados mortos na cadeia pública de Guarapuava

O portal Rede Sul de Notícias informou há pouco que o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava está realizando necrópsia em dois corpos na tarde dessa quinta feira (28). Os corpos são de dois presos que foram encontrados mortos em uma cela da cadeia da 14ª SDP. A causa da morte será divulgada somente após a conclusão do laudo do IML.

Os presos foram encontrados na manhã desta quinta feira (28) desacordados na cela. A equipe de plantão encaminhou os dois para a UPA, que fica ao lado da 14ª SDP, porém o médico constatou o óbito dos dois detentos.

Os corpos de Felipe Augusto Silva Andrade e Nattanael Andrade dos Santos, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal, onde está sendo investigada a causa da morte.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Justiça aplica multa civil a ex-prefeito e empresários


Ex-prefeito Pedro Borelli
A Justiça condenou o ex-prefeito Pedro Borelli e os empresários Eloil José Menon Zimermann e Luciana Volitzki a uma multa civil e obrigou-os a ressarcir aos cofres do Município de Cantagalo o valor de R$ 651,00 corrigidos pelo INPC, além de juros de mora de 1% por irregularidades no fornecimento de recarga de cartuchos para as impressoras usadas pela prefeitura.

A sentença é uma resposta a  uma ação civil pública movida pelo Ministério Público por improbidade administrativa e que apurou ainda uma possível licitação dirigida para beneficiar Eloil e Luciana. Além do ressarcimento integral do valor que teria sido pago a mais pelos cartuchos, os réus foram condenados a pagar multa civil que para Eloil será três vezes o valor, para Luciana duas vezes e para Borelli cinco vezes.

Na decisão, o  juiz Brian Frank também proibiu os três de contratar com o Poder Público. A proibição será de 10 anos para Eloil, cinco para Luciana e três para Borelli.

Outras pessoas denunciadas pelo Ministério Público foram inocentadas pela Justiça.


A reportagem não conseguiu contato com os envolvidos, mas deixa o e-mail para eventual manifestação por meio de nota para possíveis esclarecimentos. (cantagalonews@gmail.com)

PM prende homem com mandado por roubo

Policiais militares de Cantagalo foram acionados pelo telefone 190 para atender a uma ocorrência de ameaça na Estrada Rural Linha São Francisco nesta terça-feira (26). Quando a equipe chegou ao local encontrou um homem identificado pela PM com as iniciais S.F.R.Z. Uma consutal rápisa ao sistema intranet da Sesp (Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária) revelou que havia um mandado de prisão contra ele.


S.F.R.Z. é acusado de roubo e havia um mandado de prisão expedido pelo juiz Brian Frank, da Comarca de Cantagalo. Diante da constatação o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil em Cantagalo. 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Águas das praias do Estado mantêm boa qualidade para banho


Da Agência Estadual de Notícias
Curitiba

Praias do litoral paranaense estão em boas condições de uso
A balneabilidade da água nas prainhas artificiais do interior do Estado e nas praias do Litoral se manteve em boas condições durante a semana. De acordo com o 6º boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (22), apenas 3 locais monitorados estão impróprios para banho.

No Litoral, o Rio Nhundiaquara, na altura do Largo Lamenha Lins, e a Ponta da Pita, nos municípios de Morretes e Antonina, continuam impróprios para banho. Segundo o levantamento, todos os outros 44 pontos obtiveram bons índices de balneabilidade e são recomendados aos veranistas.

Dos 16 pontos analisados na Costa Oeste e Norte do Estado, o único local que apresentou concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) foi Porto Mendes, no município de Marechal Cândido Rondon. A condição imprópria para banho ainda é reflexo das fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas.

Para fazer a análise, as amostras de água foram coletadas nos dias e locais com maior fluxo de banhistas, além dos pontos com probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar. Os resultados positivos apontam a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, não indicada para consumo.

QUALIDADE DAS ÁGUAS - Os veranistas podem acompanhar a condição das águas do Estado por meio dos boletins de balneabilidade divulgados no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e do Verão Paraná (www.verao.pr.gov.br).


Além dos boletins, há indicação de balneabilidade na orla das praias, nos rios e nos reservatórios por meio de bandeiras. As bandeiras vermelhas apontam que a água não é recomendada em uma margem de 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. Já a bandeira azul mostra que a região está própria para banho.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Justiça obriga prefeitura de Cantagalo e Estado do Paraná a oferecerem medicamento a paciente

O juiz Brian Frank, da Comarca de Cantagalo, sentenciou que o Estado do Paraná e a Prefeitura de Cantagalo precisam fornecer Insulina Glargina e Lispro ao paciente J.L.M, portador de diabetes. O paciente procurou o Ministério Público que ajuizou uma ação com pedido de antecipação de tutela. O pedido de substituição do medicamento foi feito pelo médico Lineu Carleti que pediu a mudança da medicação para evitar complicações da doença.

A Prefeitura de Cantagalo justificou que não poderia fornecer a medicação por ela não constar no Remune (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais e declarou que a medicação fornecida pelo Município  seria  a insulina NPH e regular. Já o Estado do Paraná também informou que estava impossibilitado de fornecer o medicamento pleiteados pelo paciente.

O juiz julgou procedente o pedido e condenou tanto o Estado quanto o Município, de forma solidária, a fornecerem a medicação “na forma, modo e quantidade prescrita pelo médico, enquanto necessário”. 

Em caso de descumprimento, o juiz fixou multa diária de R$ 1 mil.

A sentença foi publicada na última segunda-feira (18).

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Homens tentam pular portão da cooperativa Coamo

Policiais militares de Cantagalo foram acionados na noite desta segunda-feira (11) após dois homens que estariam armados estarem em posição suspeita em frente à cooperativa Coamo. Uma equipe foi ao local, mas inicialmente não percebeu nenhuma movimentação suspeita. Os policiais entraram em contato com o gerente da cooperativa e foram informados que os portões já estavam fechados.
Pouco tempo depois os policiais avistaram dois homens tentando pular as portas de acesso, mas não obtiveram sucesso e fugiram. Os policiais pediram reforço para a equipe de Virmond, mas não foi possível encontrar os suspeitos.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Novos conselheiros tutelares são empossados em Cantagalo

Novos conselheiros terão mandato de quatro
anos (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Em cerimônia realizada neste domingo (10), os cinco conselheiros municipais eleitos no ano passado para tomar posse da função que exercerão pelos próximos quatro anos. O prefeito Everson Konjunski o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Valdir Baltkoski participaram da solenidade.

Durante a cerimônia, o prefeito agradeceu aos conselheiros que já prestaram seus serviços e parabenizou os empossados. “Que a benção Divina esteja nesta caminhada, sempre com muita paz e amor”, observou.

Foram empossados os conselheiros Gilmar Giacomin, Vera Lucia dos Abreu Silva, Cledonir de Lima dos Santos, Abilene Abreu Pontarolo e Elza Borsatto Cattaneo.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Internautas opinam sobre mudanças nas ruas de Cantagalo

Várias ruas passaram a te sentido  único em Cantagalo
(Foto: Divulgação/Prefeitura)
As mudanças viárias implantadas recentemente em Cantagalo ao que tudo indica foram aprovadas por boa parte da população. Após a prefeitura postar em seu perfil na rede social Facebook algumas informações sobre as mudanças, imediatamente internautas passaram a opinar sobre os novos sentidos das ruas. “Ficou muito bom, desafoga um pouco o trânsito na Rua Alzira de Abreu e abre novas ruas de comércio, assim como vagas de estacionamentos”, pontuou Edson Assis.

A internauta Mariza Kloster também mostrou contentamento com as mudanças. “Parabéns aos administradores que pensam na melhoria e modernização do município. A cidade cresceu sem planejamento e deve ser reorganizada”, destacou.

Edson Gomes da Silva afirmou que “ficou bom demais”, mas lembrou que ainda há muitos motoristas estacionando em faixa amarela e já fez um alerta. “Depois que chegarem as multas o dono do veículo não adianta se queixar porque já estão sabendo como está funcionando”, observou.

Alex Sander destacou que sempre foi favorável às mudanças. “Cantagalo ficou parado no tempo por muitos anos, o que foi uma pena”, disse. Ele fez questão de parabenizar a equipe de engenharia pelo projeto. “Com certeza trará crescimento para nosso querido Cantagalo”, completou.

Dos moradores que opinaram sobre as mudanças a única que parece não ter simpatizado com as mudanças foi Mariely Machado. “Depois que acontece uma tragédia aí começam a se mexer pra mudar as ruas, isso é brincadeira”, postou.

De acordo com a prefeitura, foram realizados estudos técnicos com a equipe de Engenharia e o Conselho Municipal de Trânsito antes das implantações das mudanças. A finalidade é proporcionar mais segurança e melhorar o fluxo de veículos nas ruas centrais da cidade.

 

Mudanças
Com as mudanças, a Rua Alzira de Abreu passou a ter sentido único, com ínicio na Rua Dom Pedro II até a Avenida Epaminondas Fritz. A Rua Olavo Bilac tem sentido único até a 12 de Maio, que segue em sentido único, com início na Rua Augusto Tomás até a Alzira de Abreu. Outra mudança é na Rua Agenor Rocha de Abreu que também passou a ter mão única com início na Rua Cinderela até a Avenida Epaminondas Fritz.

Cantagalo se mobiliza para enfrentar o Aedes aegypti

Combater o mosquito Aedes aegypti é o foco das ações
A Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao “Dia D” de luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya, e realiza neste sábado (9) uma grande mobilização em Cantagalo.  Junto com as equipes de endemias e Vigilância Sanitária, será realizado um pedágio informativo sobre os cuidados que a população deve tomar para não manter focos criadouros do mosquito.

De acordo com informações da prefeitura, o pedágio informativo será realizado na esquina da Rua Alzira de Abreu com a Avenida Epaminondas Fritz. A proposta da mobilização é mostrar que o mosquito deposita seus ovos em qualquer lugar que encontre água parada, condição ideal para a reprodução.

1º morte
Nesta sexta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou nota informando que uma estudante universitária de 25 anos morreu em consequência de dengue em Paranaguá. Foi o primeiro caso registrado no Estado neste ano epidemiológico. A estudante morreu as 7h11 no Hospital Regional do Litoral.

Até o momento, cinco cidades já estão em situação de epidemia de dengue no Estado: Munhoz de Mello, Santa Isabel do Ivaí, Itambaracá, Guaraci e Paranaguá. Esta é primeira vez que um município do litoral paranaense é considerado epidêmico para a doença. Ao todo, a cidade portuária de Paranaguá registra 491 casos da doença, desde agosto de 2015.

Em todo o Estado, 1.726 casos de dengue já foram confirmados até a primeira semana de janeiro. 99 municípios registraram casos autóctones da doença, ou seja, quando a infecção ocorre dentro da própria cidade. Isso reforça a necessidade de medidas preventivas, sobretudo com a eliminação dos criadouros do mosquito em casas, quintais, estabelecimentos comerciais e vias públicas.

Pinhão: Automóvel dirigido por garota de 16 anos cai em rio e três pessoas morrem

Veículo era dirigido por uma menina de 16 anos
(Foto: Jornal Fatos)
Entre as vítimas estão a mãe da adolescente e um bebê de apenas um ano

Duas meninas, de 8 anos e 1 ano, e uma mulher de 47 morreram afogadas após o carro em que viajavam cair em um rio na zona rural de Pinhão (40 km ao sul de Guarapuava). O veículo era conduzido por uma adolescente de 16 anos, portanto sem habilitação. O acidente aconteceu por volta das 9h30 desta sexta-feira (8).

De acordo com o Bombeiro Comunitário da cidade, a motorista afirmou ter perdido o freio do Gol G3. Ao cair na água, o automóvel tombou, ficando com o teto voltado para o fundo do rio, cuja profundidade máxima é de aproximadamente dois metros. Populares que passavam pelo local entraram no rio e conseguiram desvirar o carro para resgatar os ocupantes.

As meninas e Idalina Aparecida dos Santos, mãe da adolescente que dirigia, viajavam no banco traseiro. Quando foram retiradas, já estavam mortas. Seus corpos foram encaminhados ao IML de Guarapuava para autópsia.


A adolescente e a passageira que estava no banco do carona, Edinilza de Jesus Carvalho Mendes, de 19, saíram com vida. Quando os bombeiros chegaram, elas ainda apresentavam sinais de afogamento, mas já estavam fora de risco. Edinilza é mãe da criança de 1 ano. (As informações são do Bonde)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

IPVA rendeu quase R$ 800 mil a Cantagalo em 2015

Em recente matéria jornalística, o blog Canta Galo News mostrou que a cidade ganhou em um ano 90 novos automóveis que foram  emplacados em Cantagalo. Mais carros circulando também representa mais dinheiro entrando nos cofres da prefeitura. É que metade do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) cobrado pelo Governo do Estado retorna aos cofres do Município.

No ano passado, por exemplo, a prefeitura recebeu R$ 771.927,37 referentes a impostos pagos por proprietários de veículos. Nesse valor não está incluída a dedução do Fundeb. Em 2014 o montante foi de R$ 547.950,94 e neste ano deve superar a casa de R$ 1 milhão.

Em 2015, o Governo do Paraná repassou aos 399 municípios do Estado R$ 1,495 bilhão referentes ao IPVA que ajudam a incrementar os caixas das prefeituras, um aumento de 36,9% em relação ao ano anterior.

O pagamento referente ao exercício 2016 do IPVA tem início a partir do dia 21 de janeiro. O governo já concluiu a entrega do documento. O Estado conta com uma frota de 6,62 milhões de veículos e, destes, 4,38 milhões são tributados.

O Estado concederá desconto de 3% aos contribuintes que optarem pela quitação em parcela única, conforme calendário por final da placa do veículo (ver tabela abaixo). Nos últimos anos, de 38% a 41% dos donos de veículos efetuaram o pagamento à vista.

Quem preferir pode pagar em três parcelas, sem acréscimos, nos meses de janeiro, fevereiro e março, também observando as datas de vencimentos de acordo com o final da placa. Em fevereiro serão enviadas novas correspondências com as guias para recolhimento da segunda e da terceira parcelas, que também poderão ser quitadas em qualquer instituição bancária.

A maior parte da frota paranaense terá alíquota de 3,5% para o IPVA. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade da União, Estados e Municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

Para confirmação dos dados, valores, pagamentos e até imprimir uma nova guia, o contribuinte pode acessar o site www.fazenda.pr.gov.br e fazer a consulta usando o número do Renavam do veículo. O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi).

A estimativa é de que o lançamento do IPVA 2016 no Paraná chegue a R$ 3,05 bilhões. O cálculo do imposto foi feito pelo valor de venda do veículo, tendo como base levantamento realizado pela Fipe e como referência os preços praticados no mercado do Estado em outubro de 2015.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Acidente com ônibus deixa oito mortos em Engenheiro Beltrão

Seis pessoas morreram na hora e duas no hospital
Oito pessoas morreram e pelo menos dez ficaram feridas na manhã de hoje (6) em um acidente na PR-082, em Engenheiro Beltrão, região Noroeste do Paraná. Três vítimas estão em estado grave.

O acidente envolveu dois caminhões e dois ônibus durante a madrugada. Os coletivos transportavam trabalhadores rurais.

A Polícia Militar Rodoviária informou que o motorista de uma das carretas tentou ultrapassar o segundo caminhão, mas não conseguiu e atingiu o primeiro ônibus que ficou totalmente destruído. O segundo ônibus desviou do caminhão, mas acabou saindo da pista. O outro caminhão também tentou evitar a batida e acabou tombando.

Todos os feridos foram encaminhados por equipes de resgates à Santa Casa de Campo Mourão e a um hospital da cidade de Terra Boa. Os corpora foram removidos para o IML (Instituto Médico Legal) de Campo Mourão.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Mistério envolve morte de criança na cidade de Rolândia

Corpo da criança foi encontrado na tarde de segunda-feira
A cidade de Rolândia, no Noroeste do Paraná, ficou chocada com a morte de uma criança que deve ter entre quatro e seis anos. O corpo da menina foi encontrado na tarde desta segunda-feira (4) em um terreno baldio no bairro Monte Carlo 2. 

O terreno com pouco mato fica aos fundos da última residência do bairro e ao lado existe outra residência. O local não é de difícil acesso e supõe-se que o fato tenha ocorrido no período noturno.

 A Polícia Civil deu início as investigações e deve ouvir alguns moradores daquela região. O que mais intriga a polícia é que não existe nenhum registro de desaparecimento de criança em Rolândia e na região nos últimos dias.

O grande mistério que ronda esse caso é exatamente esse, afinal quem são os pais dessa criança? Como os pais não registraram o sumiço da criança. Segundo os peritos do Instituto de Criminalística, o corpo da criança provavelmente foi deixado naquele terreno logo após a virada do ano. 

Enquanto aguarda o laudo do IML (Instituto Médico Legal) que vai apontar a causa da morte da menina, a polícia conta com o apoio das pessoas que possam fazer denúncias. 

A criança é de cor clara e estava usando um short de rosa e camisetinha florida. Qualquer informação ligar para a polícia pelo telefone 190. (As informações são do site Notícias de Rolândia)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O suco industrializado não é a melhor opção para a saúde

Maria Fátima Machado Vaz
Machado é enfermeira e especialista
em dependência química
É cada dia mais difícil a manutenção de uma alimentação saudável e livre de conservantes e corantes. Apesar de bastante saborosos, os alimentos industrializados trazem malefícios à saúde e, portanto, devem ser evitados.Os sucos industrializados, por exemplo, parecem bastante inofensivos, entretanto, assim como outros produtos industrializados, são ricos em substâncias que podem causar danos. A grande quantidade de açúcares, corantes e aromatizantes, por exemplo, faz com que esses produtos tornem-se “perigosos” portanto devem ser ingeridos apenas esporadicamente.

 Quais são os riscos dos sucos industrializados para a saúde?
A grande quantidade de açúcar presente nesses produtos está diretamente relacionada com obesidade, um problema grave de saúde que pode até mesmo causar a morte. Além do ganho excessivo de peso, o consumo exagerado de açúcar pode causar ainda dificuldades de digestão, prisão de ventre e danos aos dentes.

Além do açúcar, alguns sucos industrializados apresentam alto teor de sódio. Apesar de importante para a saúde, o sódio em grande quantidade torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão e problemas cardiovasculares e renais.
Os corantes também representam um grave problema, pois, em algumas pessoas, desencadeiam reações alérgicas. O corante amarelo tartrazina, por exemplo, pode causar asma, rinite, urticária, dor de cabeça, bronquite e broncoespasmos.

A presença de aromatizantes, que fornecem ou intensificam o aroma e o sabor dos alimentos, também pode causar alergia. Existem ainda estudos que relacionam alguns aromatizantes com o surgimento de câncer.

Assim sendo, é fundamental que, sempre que possível, sejam consumidos sucos naturais, feitos na hora. Os sucos naturais, além de não possuírem corantes e aromatizantes, possuem maior quantidade de vitaminas e minerais.

Caso opte por comprar um suco industrializado, prefira o suco integral em vez do chamado néctar, que nada mais é do que uma diluição de suco concentrado rica em açúcares. Outra boa opção é o suco em polpa, que apresenta um grande teor de nutrientes.

ATENÇÃO: Sucos de soja merecem atenção, pois possuem substâncias que se assemelham 

Padre de Ponta Grossa finaliza avião e garante condições de voo

Padre garante que avião tem condições
de voo (Foto: Cristiano Barbosa
Com 73 anos de idade e 40 de sacerdócio, o padre Albino Dziadzio vai revelar novos detalhes sobre o grande projeto da construção de um avião, nesta quarta-feira, na igreja Nossa Senhora do Monte Claro, no núcleo Santa Maria, em Ponta Grossa. Será a primeira vez, nos últimos três anos, que o sacerdote voltará a falar publicamente de sua invenção. “Vou apresentar um resumo de toda essa história e é, também, uma oportunidade para dar uma satisfação à comunidade”, diz. Em entrevista ao Jornal da Manhã, nessa segunda-feira, o pároco afirma ter realizado dois testes com a aeronave e garante condições técnicas de voo.

Em 2009, em entrevista à imprensa, Dziadzio disse que sonhava com a aviação desde à infância, na zona rural de Palmeira, na região dos Campos Gerais, e que ver o projeto do avião concluído era tão gratificante quanto tirá-lo do solo. “Meu sonho já foi realizado”, assinalou, à época. O projeto do ultraleve foi batizado de Borboleta Branca 2. O pároco nunca citou valores, mas acredita-se que a aeronave tem o custo de um carro popular. (As informações são do Portal ARede)

Caminhonete invade Ministério da Fazenda e Polícia Federal faz perícia no local

Da Agência Brasil


Ninguém ficou ferido durante a invasão
A Polícia Federal realiza, neste momento, perícia na entrada de serviço do Ministério da Fazenda, em Brasília, invadida por uma caminhonete com placa de Londrina, por volta das 4h40 de hoje (4).

A invasão destruiu as portas de vidro do edifício e as catracas que registram a entrada de visitantes e funcionários, mas não há feridos.

A empresa que faz a segurança no ministério acionou a Polícia Militar e deteve o homem, que foi levado para a Polícia Federal. A identidade do homem ainda não foi divulgada.

O expediente nesta segunda-feira está mantido e os servidores devem entrar pela portaria do Anexo do ministério.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Resultados da Mega e de outras loterias são adiados para esta segunda, diz Caixa

Da Agência Brasil

A divulgação do resultado do primeiro concurso da Mega-Sena de 2016 foi adiada para amanhã (4), informou, por meio de nota a Caixa Econômica Federal. A divulgação do resultado foi adiada devido a uma falha técnica no sistema de processamento de dados.
Após a falha, a Caixa chegou a informar que a previsão para o processamento dos resultados seria até as 20h deste domingo. Além da Mega-Sena, também aguardam o processamento dos resultados a Dupla Sena, Lotomania, Quina e Lotofácil, concursos 1451, 1621, 3974, 1305 e 1776, respectivamente.

Após o sorteio do concurso 1.776, primeira Mega-Sena do ano, na noite desse sábado (2), os seis números do concurso foram divulgados, mas ainda não era possível saber se houve ganhadores nem o valor de cada premiação. O mesmo aconteceu com o resultado das demais loterias. Segundo a assessoria, mesmo o banco tendo corrigido a falha técnica, não foi possível finalizar a apuração dos resultados dos concursos.

Com arrecadação total de quase R$ 7,9 milhões, a Mega-Sena distribuirá, caso não tenha acumulado, um valor estimado de R$ 1,5 milhão. Os seis números do concurso da Mega, sorteados em Manhumirim (MG), são 10, 11, 14, 19, 39 e 48.

Na Dupla Sena, no primeiro sorteio saíram os números 03, 11, 21, 27, 29 e 41 e, no segundo, 02, 07, 19, 27, 29, 40. O prêmio principal está estimado em R$ 4,2 milhões. A Lotomania sorteou as dezenas 05, 11, 15, 23, 25, 27, 28, 29, 31, 32, 33, 45, 53, 71, 84, 87, 88, 90, 92, e 93. O prêmio está estimado em R$ 1,2 milhão.

Com prêmio estimado em R$ 500 mil, a Quina sorteou os números 16, 17, 18, 34 e 55. Para quem acertar os números 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 11, 12, 13, 15, 17, 20, 23 e 25, a Lotofácil tem como prêmio estimado em R$ 1,7 milhão.

A assessoria de imprensa do banco informou que os sorteios ocorreram naturalmente e que números divulgados continuam valendo para todos os concursos.

Segundo a Caixa, a falha foi corrigida na madrugada de sábado para domingo e a demora para a divulgação dos possíveis ganhadores deve-se ao período necessário para que o sistema eletrônico volte ao normal e possa processar os dados. Em geral, a apuração é conhecida cerca de 30 minutos o após o sorteio, a depender da quantidade de apostas.

Cantagalo recebe novos veículos para a Saúde


Dois novos veículos passam a integrar a frota da Saúde
O deputado estadual Artagão Junior esteve em Cantagalo, ainda no mês de dezembro, onde foi recepcionado no calçadão pelo prefeito Everson Konjunski e pelo vice Rocha Ribas, além de vereadores e secretários municipais. O parlamentar e o prefeito entregaram ao secretário de Saúde, Ernesto Giacomin, e ao chefe de transportes, Josevaldo de Almeida, dois automóveis para o setor de saúde.
São duas vans, uma de passageiros e outra ambulância com uma pequena UTI. Foram investidos mais de R$ 240 mil nos veículos. Na mesma oportunidade, o prefeito assinou convênio de perfuração de dois poços artesianos, uma para a Vila Rural Nossa Senhora Aparecida e outra para a comunidade do Rio Visita. Os veículos e os poços artesianos foram possíveis graças a intervenção do Artagão Junior junto ao governo do Estado. “Nosso deputado Artagão nunca veio ao nosso querido Cantagalo de mãos”, declarou ao prefeito.

Aulas em simulador de direção nas autoescolas passam a ser obrigatórias este ano


A partir deste ano é obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na Categoria B. Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho do ano passado, deu prazo até o dia 31 de dezembro de 2015 para que a exigência fosse implantada. Os motoristas que vão adicionar à habilitação a Categoria B também devem ter aulas no simulador.
O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador.

No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.
A obrigatoriedade de aulas no simulador de direção veicular foi prevista, inicialmente, pelo Contran, e depois suspensa. Em fevereiro de 2014, donos de autoescolas protestaram nas proximidades do Congresso Nacional contra o uso de simuladores. Eles alegavam que o equipamento custava caro, entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, e não traria grandes benefícios aos alunos. Por meio da Resolução 543, de 15 de julho de 2015, a obrigatoriedade foi retomada. À época, o Contran informou que o pedido para a volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país.