quinta-feira, 10 de março de 2016

Dupla armada assalta restaurante em Cantagalo

Dois homens armados praticaram um assalto na noite desta quarta-feira(9) no Restaurante Cantagalo. O proprietário do estabelecimento foi rendido pelos bandidos por volta das 21h30. Um dos homens portava uma arma de fogo.


Os bandidos anunciaram o assalto e fugiram do local levando aproximadamente R$ 300,00 e um telefone celular. Segundo o que o proprietário relatou à Polícia Militar, os bandidos fugiram pela via marginal à BR-277. A polícia realizou buscas, mas não conseguiu localizar os assaltantes. 

domingo, 6 de março de 2016

Acidente teria matado casal de Cantagalo, diz Educadora

Um casal que seria morador de Cantagalo e que ainda não foi identificado, tmorreu em um acidente de trânsito na noite deste domingo na BR-277. As informações são do portal da Rádio Educadora, de Laranjeiras do Sul.

De acordo com as informações levantadas pela emissora, o acidente envolveu dois carros que bateram de frente próximo à ponte do rio Cavernoso. Ainda segundo a Educadora, uma criança está em estado grave.

O trânsito no local segue em apenas meia pista. Segundo as informações extra-oficiais, as duas pessoas que morreram estavam em um m dos carros e a criança em outro. Os corpos foram removidos ao IML (Instituto Médico Legal) de Guarapuava.

Mulheres do MST lideram nova ocupação em área da Araupel

Ocupação faz parte da Jornada de Luta das Mulheres
Cerca de 450 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam neste domingo (6) uma nova área da Fazenda Pinhal Ralo, pertencente à Araupel, em Quedas do Iguaçu, Centro-Sul do Paraná. A ação faz parte da jornada Nacional de Lutas das Mulheres, que ocorre sempre na semana em que se comemora o Dia da Mulher.

A ocupação foi liderada por mulheres e ocorreu em uma área denominada de Guajuvira. As famílias que promoveram a ocupação pertencem ao acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio. O MST está cadastrando mais famílias, de todas as regiões do estado, para fortalecer a ocupação na região.

De acordo com Rudmar Moeses, um dos coordenadores do movimento, a ocupação aconteceu porque havia ameaça de um grupo denominado de “Liga Camponesa” de entrar na área. O MST diz não saber exatamente quem faz parte do grupo oponente e que a nova invasão ocorreu para evitar um confronto. O MST classificou a Liga Camponesa como um "movimento oportunista e sem histórico de lutas em movimentos sociais".


quarta-feira, 2 de março de 2016

O uso de narguilé

Maria Fátima Machado Vaz é enfermeira
especializada em dependência química
Por Maria Fátima  Machado Vaz

Os pais devem ficar alertas em relação ao uso constante do narguilé por seus filhos, para quem não conhece (narguilé é espécie de cachimbo de água comumente usado em países do oriente médio), causa danos à  dos usuários, segundo o geriatra Rychard arruda, a pratica é uma espécie de tabagismo perigosa. “Tudo aquilo que falamos do cigarro comum, que causa doenças cardiovasculares, doenças precoces e cânceres , tudo isso também acontece com o narguile” ressaltou.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos usados no narguilé, que têm diversas essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. Além disso, segundo a organização, consumir uma rodada no cachimbo é equivalente a fumar 100 cigarros.

Rychard alerta que o carvão usado para acender o narguilé também é inalado e é prejudicial à saúde. “A brasa é colocada em cima do tabaco, ele vai esquentar e a água que vai embaixo serve para resfriar, gerando a fumaça. Em momento algum ela purifica ou retira toxinas”, explica.

O médico ainda pondera o risco de transmissão de doenças contagiosas. “Isso porque as piteiras por onde se fuma são compartilhadas por várias pessoas ao mesmo tempo. Então a gente percebe um alto risco de herpes labial e até doenças mais graves, como a tuberculose e hepatite C”.

No Brasil, a venda de produtos para narguilé é liberada para maiores de 18 anos. No entanto, os usuários precisam ficar atentos à procedência dos itens.
Podemos concluir que o narguilé nada é mais que um cigarro (diferente) e ao contrario do que muitos pais pensam, faz sim muito mal a saúde, infelizmente a cada dia vemos mais jovens se envolvendo com esse tipo de “substancia” muitas vezes não usam somente os componentes básicos, colocam por exemplo bebidas alcoólicas,maconha, etc. Para vocês jovens que já usam o narguile tomem cuidado e para aqueles que não usam, não experimente pois é muito fácil de causar dependência  e trazer sérios riscos a sua saúde.