quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Bando armado assalta banco e faz reféns em Palmital

Pelo menos 20 homens fortemente armados, inclusive com fuzis, assaltaram na manhã desta quinta-feira a agência do Bradesco, em Palmital, Centro-Sul do Paraná. De acordo com informações da Polícia Civil, os bandidos fugiram da cidade há pouco e levaram pelo menos dois reféns.
Policiais militares de toda a região estão se deslocando para fazer um cerco na tentativa de capturar os marginais. Segundo a polícia eles fugiram em direção à cidade de Pitanga.


Mais informações em breve

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Laranjeiras do Sul registra primeiro caso de zika vírus

O novo boletim da dengue divulgado no final da tarde desta quarta-feira (23) apontou que Laranjeiras do Sul registrou o primeiro caso de zika víurs. Os detalhes devem ser divulgados em uma coletiva de imprensa convocada pela Secretaria Municipal de Saúde. Informações extra-oficiais dão conta de que o paciente é um bebê de apenas cinco meses. A criança não corre risco de morte e está sendo acompanhada por equipes de saúde.

O boletim mostra ainda que em todo o Paraná foram registrados somente na última semana 36 novos casos de zika vírus. Já são No total, o Estado já confirmou 84 casos do vírus desde agosto de 2015, sendo 32 casos autóctones, 38 importados e 14 em investigação para determinar a origem.

Dos casos de zika, oito são em gestantes residentes em Colorado (5), Foz do Iguaçu (1), Rancho Alegre (1) e Santa Helena (1). Além das gestantes, um bebê recém-nascido de uma paciente que teve zika em Colorado também está sendo acompanhado pelas equipes de saúde.
“A partir do momento da confirmação da doença, essa gestação já é classificada como alto risco e a gestante tem à disposição acompanhamento especializado pela Rede Mãe Paranaense”, explica a assessora da Rede Mãe Paranaense, Débora Bilovus.

Nesta semana, o novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra um aumento de 33% no número de casos de dengue no Estado. “Com o crescimento progressivo de casos, estamos intensificando cada vez mais o trabalho de monitoramento e gerenciamento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná”, explica Cleide.

O número de casos de dengue confirmados no Paraná passou de 5.541 para 7.360 neste período epidemiológico, desde agosto de 2015. O total de municípios em epidemia também aumentou de 15 para 16. Para o cálculo, é levado em conta o número de casos de dengue registrados na cidade. Quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes é considerada situação de epidemia.

O número de mortes por dengue no Paraná subiu para 11 – nove em Paranaguá, uma em Curitiba e uma em Foz do Iguaçu. A Secretaria Estadual da Saúde ainda investiga outros 11 óbitos no Paraná, em Paranaguá (9), Sarandi (1) e Cascavel (1)

Cantagalo

Cantagalo registrou até o momento dois casos de dengue, ambos importados.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Ponciano Abreu é condenado a 14 anos de prisão

Júri aconteceu no Fórum de Ponta Grossa
O ex-vereador de Cantagalo,  Ponciano Abreu, foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado em julgamento ocorrido em Ponta Grossa. O júri encerrou às 20h de ontem (16) e, em seguida, ele foi preso.

Abreu foi condenado pela morte de Valdecir Kowalski, em março de 2009, em Cantagalo. Os jurados consideraram que ele dirigiu o carro que perseguiu a vítima. No entanto, o advogado de defesa, Elcio Melhem Filho, afirmou que já recorreu da decisão e pediu a anulação do julgamento.

“Das mais de 40 testemunhas, eles levaram em conta o depoimento de uma testemunha que ouviu dizer que era ele quem estava dirigindo”, alega o advogado. Logo após o júri, a Justiça decretou a prisão de Abreu.

O réu foi vereador entre os anos de 2001 e 2008 e presidente da Câmara de 2007 a 2008. Ele ficou 72 dias presos, mas estava respondendo em liberdade. O júri foi transferido para Ponta Grossa porque o Judiciário considerou que Abreu era influente em Cantagalo, e os jurados poderiam ser influenciados.

As informações são do Diário dos Campos


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Cantagalo vai ganhar duas academias ao ar livre

Prefeito Everson Konjunski vistoria as obras (Foto:Divulgação)
As academias ao ar livre implantadas em várias cidades do Brasil têm contribuído para uma vida saudável das pessoas. Praticar os exercícios físicos em Cantagalo logo será uma realidade. É que a prefeitura está implantando duas academias ao ar livre, uma na Praça da Igreja Imaculada Conceição e outro na Avenida Presidente Vargas, esquina com Alzira Pinto, na Vila Dariana.

Outras academias estão previstas e serão instaladas na cidade. As academias são dotadas de aparelhos alongadores, simulador de cavalgada, rotação dupla, esqui, surf, pressão de pernas e rotação vertical, permitindo uma variação de mais de 20 movimentos diferentes. Os aparelhos são indicados para todas as pessoas, pois trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo.


Adolescente morre afogado no interior de Cantagalo

Um adolescente de 15 anos morreu afogado em um rio no interior de Cantagalo na tarde de ontem (14). O Corpo de Bombeiros foi acionado às 16h10 para retirar o corpo do menor da água, na localidade de Campo Alto.

Segundo informações da PM de Cantagalo, o local onde o menor se afogou era um poço profundo. Quando o menor afundou e não retornou mais à tona, outros adolescentes que estavam com ele acionaram a polícia.

O corpo de J.C. de O. foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Guarapuava.

Informações são do site Rede Sul de Notícias.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Aedes aegypti já se tornou mosquito doméstico, alerta epidemiologista

Da Agência Brasil

Há cerca de 50 anos, o Aedes aegypti iniciava um processo de transição de mosquito selvagem para urbano. Originário do Egito, o mosquito se dispersou pelo mundo a partir da África: primeiro para as Américas e, em seguida, para a Ásia.

s teorias mais aceitas indicam que o Aedes tenha se disseminado para o continente americano por meio de embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de negros escravizados. Registros apontam a presença do vetor em Curitiba, no final do século 19, e em Niterói (RJ), no início do século 20.

Ao chegar às cidades, o Aedes passou a ser o responsável por surtos de febre amarela e dengue. A partir de meados dos anos 1990, com a classificação da dengue como doença endêmica, passou a estar em evidência todos os anos, principalmente no verão, época mais favorável à reprodução do mosquito.

A infecção se dá pela fêmea, que suga sangue para produzir ovos. Uma vez infectado, o mosquito transmite o vírus por meio de novas picadas. Atualmente, o inseto transmite, pelo mesmo processo, febre chikungunya e zika.

Em entrevista à Agência Brasil, o epidemiologista e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Dengue e Arbovirose, Luciano Pamplona, disse que o Aedes aegypti já pode ser considerado um mosquito doméstico. “Ele é praticamente um bichinho de estimação”, disse Pamplona, que também é professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde, apontam que, no Nordeste, o principal tipo de criadouro do mosquito são tonéis e caixas d’água. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o depósito domiciliar, categoria em que se enquadram vasos de plantas e garrafas, predomina como criadouro do vetor. No Norte e no Sul, a maior parte dos criadouros do mosquito está no lixo.

Confira abaixo a entrevista com o especialista:

Agência Brasil: O Aedes aegypti se adaptou ao longo dos anos?
Luciano Pamplona: Com certeza. Registros de 40 ou 50 anos atrás indicam que, naquela época, ele estava se tornando um mosquito urbano. Essa transição aconteceu de forma bastante acelerada. Hoje, ele é um mosquito doméstico, totalmente adaptado aos nossos hábitos domiciliares. A principal prova disso é o mapa com os principais criadouros do país. Em torno de 80% a 90% dos focos do vetor estão dentro das casas das pessoas.

Agência Brasil: O Aedes já se reproduz em água suja e não mais apenas em água limpa?
Pamplona: O que é água limpa pra você? Para o mosquito, é apenas uma água que não tem matéria orgânica em decomposição e que não está turva. Isso basta. Em uma fossa, por exemplo, quando o sedimento desce, a água se torna limpa para ele. Por isso, a definição de água limpa para o mosquito é muito relativa. E mais: se não houver um recipiente com água limpa, ele procura a menos limpa, até chegar ao esgoto. Tudo pode se transformar em foco.

Agência Brasil: Qual o ambiente considerado ideal pelo Aedes para se reproduzir?
Pamplona: Muita gente acha que a fêmea do mosquito coloca o ovo na água, mas, na verdade, ela coloca na parede dos depósitos. Ela precisa que o recipiente tenha paredes. Por isso, não pode colocar ovos em rios, por exemplo. O fato de a água estar parada ou não influencia pouco. Mas a fêmea tem sim preferência por água parada, locais mais escuros, paredes porosas que fixem melhor os ovos e pouco movimento. São esses os depósitos predominantes para o mosquito.

Agência Brasil: É verdade que o Aedes já consegue chegar a alturas mais elevadas?
Pamplona: Quem mora em apartamento chega em casa de que forma? Pelo elevador. E o mosquito faz isso da mesma maneira que nós. Na prática, o fato de não voar grandes altitudes não impossibilita que ele chegue até locais mais altos. Como nós, ele também sobe de elevador, anda de carro, viaja de avião. O mosquito se locomove utilizando os mesmos mecanismos que a gente. Onde a gente vai, ele vai atrás.

Agência Brasil: O Aedes é capaz de espalhar o vírus Zika de forma mais rápida que a já conhecida dengue?

Pamplona: Vivemos um momento de muita especulação. Sabe-se pouca coisa sobre o Zika. É uma doença que de pouquíssima gravidade e que, em 80% dos casos, não causa nenhum sintoma. As três pessoas que morreram por Zika podem ter fatores associados e que provavelmente contribuíram para o óbito. No caso da dengue, temos mais de 800 pessoas morrendo por ano no Brasil. O fato é que ainda temos muito mais perguntas que respostas. Creio que vamos demorar um bom tempo estudando o vírus Zika.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Obras da nova creche estão aceleradas

Obra tem investimento de R$ 1,9 milhão (Foto: Assessoria)
As obras do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) que está sendo construído no bairro Maria Augusta , segue em ritmo acelerado. Com mais de 1.500 metros quadrados, a chrece terá capacidade para atender mais de 180 crianças. Nesta semana, o prefeito Everson Konjunski vistoriou as obras ao lado do engenheiro Clyseverton Marcolina.


A creche terá 11 salas para atender crianças desde o maternal até a pré-escola. Com investimentos de R$1,9 milhão, a construção vai beneficiar crianças de vários bairros da cidade. 

Profissionais da Educação participam de encontro pedagógico

Encontro reuniu dezenas de servidores (Foto:Assessoria)
A Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 5 de fevereiro o encontro pedagógico com participação dos profissionais da educação do município de Cantagalo. 

De acordo com informações divulgadas na página oficial do Municipipo, participaram auxiliares de serviços gerais, secretárias, merendeiras, supervisoras, professoras e diretoras.

Durante o encontro houve palestra com a psicóloga Carolina Gome da Silva. Para a Secretária de Educação, Suzana Cordeiro Nascimento, o encontro foi importante, pois incentiva todos a iniciar o ano letivo com força total e muito entusiasmo.


O prefeito Everson Konjunski desejou a toda equipe da Secretaria de Educação, professores, administrativo escolar, merendeiras e serviço geral, que esse inicio de ano letivo de 2016 seja de muito sucesso e de muitas realizações e parabenizou o excelente trabalho que cada um está realizando.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Polícia prende dupla acusada de tentativa de assalto em Cantagalo

Policiais militares de Cantagalo prenderam na noite desta sexta-feira para sábado dois homens acusados de tentativa de roubo a mão armada. Os bandidos tentaram ludibriar a polícia antes de cometerem o crime comunicando via 190 um falso caso de disparo de arma de fogo ao lado do pavilhão do CTG Jacob Fritz, onde acontecia um baile. A pessoa que ligou disse que após o suposto tiro, o autor dos disparos tinha fugido em direção à Cooperativa Coamo.

Segundo informações da PM, no momento em que a equipe se deslocava e já nas proximidades da cooperativa a Central de Operações informou que havia recebido outro chamado, desta vez relatando uma tentativa de roubo em um estabelecimento comercial. O crime foi praticado por dois rapazes, um deles armado, que anunciaram o assalto, mas quando o dono do estabelecimento informou que já havia acionado a polícia eles fugiram em direção à Vila Chemin.

A dupla foi abordada na margina da BR-277 e durante buscas pessoais os policias encontraram uma pistola de pressão, um simulacro de arma, na cintura de um rapaz identificado apenas como D.J. dos Santos. Ele estava acompanhado de C.J. dos Santos e ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

A polícia ligou para o primeiro telefone que havia acionado a equipe para atende a suposta ocorrência de disparo de arma de fogo e a pessoa que atendeu afirmou que foi uma falsa comunicação e confessou que o intuito era ludibriar a polícia.


O dono do estabelecimento comercial reconheceu os dois rapazes presos como autores da tentativa de assalto. 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Espaço saúde: O suco industrializad o não é a melhor opção para a saúde


Maria Fátima Machado Vaz
é enfermeira especializada
em dependência química
É cada dia mais difícil a manutenção de uma alimentação saudável e livre de conservantes e corantes. Apesar de bastante saborosos, os alimentos industrializados trazem malefícios à saúde e, portanto, devem ser evitados.Os sucos industrializados, por exemplo, parecem bastante inofensivos, entretanto, assim como outros produtos industrializados, são ricos em substâncias que podem causar danos. A grande quantidade de açúcares, corantes e aromatizantes, por exemplo, faz com que esses produtos tornem-se “perigosos” portanto devem ser ingeridos apenas esporadicamente.

 Quais são os riscos dos sucos industrializados para a saúde?
A grande quantidade de açúcar presente nesses produtos está diretamente relacionada com obesidade, um problema grave de saúde que pode até mesmo causar a morte. Além do ganho excessivo de peso, o consumo exagerado de açúcar pode causar ainda dificuldades de digestão, prisão de ventre e danos aos dentes.

Além do açúcar, alguns sucos industrializados apresentam alto teor de sódio. Apesar de importante para a saúde, o sódio em grande quantidade torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão e problemas cardiovasculares e renais.
Os corantes também representam um grave problema, pois, em algumas pessoas, desencadeiam reações alérgicas. O corante amarelo tartrazina, por exemplo, pode causar asma, rinite, urticária, dor de cabeça, bronquite e broncoespasmos.

A presença de aromatizantes, que fornecem ou intensificam o aroma e o sabor dos alimentos, também pode causar alergia. Existem ainda estudos que relacionam alguns aromatizantes com o surgimento de câncer.

Assim sendo, é fundamental que, sempre que possível, sejam consumidos sucos naturais, feitos na hora. Os sucos naturais, além de não possuírem corantes e aromatizantes, possuem maior quantidade de vitaminas e minerais.

Caso opte por comprar um suco industrializado, prefira o suco integral em vez do chamado néctar, que nada mais é do que uma diluição de suco concentrado rica em açúcares. Outra boa opção é o suco em polpa, que apresenta um grande teor de nutrientes.

ATENÇÃO: Sucos de soja merecem atenção, pois possuem substâncias que se assemelham ao hormônio feminino, o que pode acelerar a maturação sexual em crianças.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Hora H: Cantagalo declara guerra ao Aedes aegypti

Com quase duas dezenas de municípios do Paraná em estado de emergência e focos do mosquito Aedes aegypti cada vez mais presentes em todo o País, chegou a hora de autoridades e, principalmente a população, declarar guerra ao transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Neste sábado (6), é dia de ações em todo o Estado e em Cantagalo, que já teve um caso de dengue confirmado, não será diferente.

A maneira mais eficaz de combater essas três doenças é evitar acúmulo de lixos nos quintais e consequentemente água parada, onde os mosquitos se reproduzem. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que muitos focos do mosquito são identificados em locais de pouca visibilidade, como em ocos de árvores, ralos, reservatórios de água de geladeiras e ar-condicionado, calhas, entre outros espaços. “Essa vistoria deve se tornar uma rotina de cada cidadão. reservando pelo menos 10 minutos de sua semana para fazer esta limpeza e avançaremos muito no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, disse ao portal da prefeitura Adriana Brum de Freitas, agente de endemias. Todas as equipes estão concentrando esforços para combater a dengue na cidade.  

A proposta é cada morador da cidade dedicar pelo menos dez minutos para verificar seus quintais e promover limpeza em locais onde possam haver criadouros do mosquito. As ações começam às 10 horas.